Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11819
Título: Tecnologias da informação e comunicação nos cursos de graduação presencial no Instituto Federal de Educação do Maranhão
Autores: Teodoro, Vítor Manuel Neves Duarte, orient.
Sodré, Alidia Clícia Silva
Palavras-chave: DOUTORAMENTO EM EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM 
PRÁTICAS EDUCATIVAS
ESTUDOS DE CASO
BRASIL
MARANHÃO
EDUCATION
INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES
HIGHER EDUCATION
TEACHING-LEARNING PROCESS 
EDUCATIONAL PRACTICES
CASE STUDIES
BRAZIL
MARANHÃO
Data: 2020
Resumo: As tecnologias da informação e comunicação — TIC surgiram no final do século XX e hoje vive-se num mundo envolvido pela sua presença, onde o cidadão pode trabalhar, estudar, se divertir e comunicar-se sem limite de tempo e espaço. Desse modo, este estudo tem como objetivo principal analisar a utilização das tecnologias da informação e comunicação — TIC no processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação presencial no IFMA, na perspectiva docente. Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa de cunho exploratório-descritivo, com abordagem quantitativa, com professores dos cursos de graduação presencial nos 18 campi do IFMA. Os dados foram coletados por meio de um questionário on-line enviado por e-mail institucional para os docentes. Para análise dos dados, aplicou-se estatística descritiva e o teste qui-quadrado, com auxílio de softwares específicos. A base teórica foi fundamentada nos estudos encontrados no processo de revisão sistemática de literatura, dentre eles: Vidal (2015), Leme (2017), Rezende (2017), Jang e Chang (2016) e Ouedraogo (2017), além de pesquisadores, como Valente et al. (2017), Moran (2018) e Kenski (2015). Os resultados da investigação apontam que a maioria dos docentes reconhece as contribuições das TIC para o processo ensino-aprendizagem, mesmo utilizando-as para exibição de conteúdos e como ferramenta de comunicação com os alunos. Identifica-se que grande parte dos professores adquiriu conhecimentos para inserção das tecnologias no ensino de forma autodidata, o que evidencia a necessidade da oferta de formação continuada institucional para que os docentes se sintam mais satisfeitos, e assim, possam ressignificar sua prática pedagógica mediada pelas TIC. Ao final, apresentam-se recomendações de uso das TIC, visando contribuir para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem nos cursos de graduação presencial no IFMA.
Information and communication technologies - ICT emerged at the end of the 20th century and today we live in a world involved by its presence, where the citizen can work, study, have fun and communicate without limit of time and space. Thus, this study has as it’s main objective to analyze the use of information and communication technologies - ICT in the teaching-learning process in the face-to-face undergraduate courses at IFMA, from the teaching perspective. To this end, an exploratory-descriptive research was developed, with a quantitative approach, with professors of the on-site undergraduate courses on the 18 college of the IFMA. The data were collected through an online questionnaire sent by institutional email to the teachers. For data analysis, descriptive statistics and the chi-square test were applied, with the aid of specific software. The theoretical basis was based on studies found in the systematic literature review process, among them: Vidal (2015), Leme (2017), Rezende (2017), Jang and Chang (2016) and Ouedraogo (2017), and authors such as Valente et al. (2017), Moran (2018) and Kenski (2015). The results of the research indicate that most teachers recognize the contributions of ICT to the teaching-learning process, even using them to display content and as a communication tool with students. It is identified that a large number of the teachers acquired knowledge for the insertion of technologies in teaching in a self-taught way, which highlights the need for the provision of institutional continuing education so that teachers feel more satisfied, and thus, they can re-signify their pedagogical practice mediated by ICT. At the end, recommendations for the use of ICT are presented, aiming to contribute to the enrichment of the teaching-learning process in the face-to-face undergraduate courses at IFMA.
Descrição: Orientação: Vítor Manuel Neves Duarte Teodoro
URI: http://hdl.handle.net/10437/11819
Aparece nas colecções:Biblioteca - Teses de Doutoramento
Doutoramento em Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alidia Sodre, Tese de Doutoramento final corrigida (1).pdfTese5.19 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.