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Título: Mumuila Omukakelo : cruzamentos entre Arquitetura, Etnografia e Arte na construção de um Site -Specific Pós-Etnográfico
Autores: Patrício, Catarina, orient.
Neto, Keuryzandra Samara do Rosário
Palavras-chave: MESTRADO INTEGRADO EM ARQUITETURA
ARQUITETURA
ARCHITECTURE
IDENTIDADE
IDENTITY
ARQUITETURA AFRICANA
AFRICAN ARCHITECTURE
ARQUITETURA EFÉMERA
EPHEMERAL ARCHITECTURE
ETNOGRAFIA
ETHNOGRAPHY
TRIBOS
TRIBES
MUMUILA
MUMUILA
Data: 2020
Resumo: A Arquitetura, como disciplina humana, tem como substrato enformar espaços concretos, cujas materialidades estão em ressonância tanto com o ambiente geográfico como com o ambiente antropológico. Desta forma, não poderia ficar indiferente à viragem etnográfica nas artes, procurando nas narrativas das gentes plasticidades novas. Esta dissertação resulta desse campo de investigação tectónica expandida às artes, onde ferramentas como o trabalho de campo possibilitaram um quadro metodológico de recentralização do sujeito na contemporaneidade. Considerando o potencial identitário dos Ovamuila, e a sua direta relação com o espaço e com a terra, procuraremos demonstrar teórica- e plasticamente como o conceito olhar do nativo, tomado enquanto laboratório de experimentação de possibilidades criativas, abre potencialidades construtivas. A ideia de habitat transitório será também apresentada como referência a uma dimensão temporal e histórica, cujos critérios constituem as condições projetuais para uma proposta de intervenção artística site-specific. Ao observar a miscigenação entre princípios teóricos e experiências práticas, a investigação avançou procurando estratégias plásticas de conciliação dos estudos associados a uma determinada cultura, no caso vertente os Ovamuila, às ferramentas de representação do mundo contemporâneo, patente na forma como diferentes áreas disciplinares confluem na grande área do saber humano que é a Arquitetura.
Architecture, as a human discipline, has as in its basis shaping of concrete spaces whose materialities resonate with both the geographical and anthropological environments. In this way, it could not have remain indifferent to the ethnographic turn in the arts, seeking new plasticities in the narratives of people. This dissertation results from the field of tectonic investigation expanded to the arts, where tools such as fieldwork enabled a methodological framework for the recentralization of the subject in contemporaneity times. Considering the identity potential of the Ovamuila, and their direct relationship with space and earth, we will try to demonstrate theoretically and plastically how the concept of the native gaze taken as a laboratory for experimentation of creative possibilities, unlocks constructive potentialities. The idea of transient habitat will also be presented as a reference to a temporal and historical dimension, whose criteria constitute the design conditions for a proposed site-specific artistic intervention. By observing the miscegenation between theoretical principles and practical experiences, the research advanced looking for plastic strategies to reconcile the studies associated with a particular culture, in this case the Ovamuila, to the tools of representation of the contemporary world, evident in the way different disciplinary areas converge in great area of human knowledge that is architecture.
Descrição: Orientação: Catarina Isabel Santos Patrício Leitão
URI: http://hdl.handle.net/10437/11801
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Mestrado Integrado em Arquitetura

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