Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11787
Título: Inovação e mudança na formação de professores : reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa
Autores: Estrela, Elsa
Ricardo, Maria Manuel Calvet
Palavras-chave: EDUCAÇÃO
CURRÍCULOS ESCOLARES
INOVAÇÃO CURRICULAR
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
FORMAÇÃO CONTÍNUA
EDUCATION
SCHOOL CURRICULA
CURRICULAR INNOVATION
TEACHERS EDUCATION
CONTINUING EDUCATION
Data: 2020
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Num contexto de uma sociedade individualizada e tecnológica, com novos e contraditórios mandatos dirigidos à escola, assistimos a uma tendência universal de introdução de sistemas de inovação curricular, com claras consequências para o sentido e o exercício da profissão docente. Inscritos no conceito de Ciência Pública, que assume o conhecimento socialmente enraizado e compartilhado como aquele que pode permitir o desenvolvimento, individual e coletivo, o estudo e a reflexão apresentada recaem sobre os resultados recolhidos junto dos docentes de dois agrupamentos escolares que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No quadro de uma investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos para a recolha de dados – documentos, questionários e observação participante – com o objetivo de identificar o processo de inovação definido em cada agrupamento escolar, bem como as conceções que subjazem à prática docente dos formandos, nomeadamente aquelas que estão no centro do processo de inovação e mudança em que participavam: currículo, professor e aluno. Os resultados apontam para a manutenção de conceções tradicionais de currículo, professor e aluno, assumindo em relação aos últimos uma representação pouco positiva, o que parece limitar e dificultar os processos de inovação a que as suas escolas aderiram. Simultaneamente, também não existe o desenvolvimento de políticas educativas integradas potenciadoras de transformação na sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10437/11787
ISSN: 1646-401X
Aparece nas colecções:Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Inovação e mudança na formação de professores.pdf517.66 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.