Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10437/11787
Título: | Inovação e mudança na formação de professores : reflexões sobre o processo de autonomia e flexibilização curricular em duas escolas da região de Lisboa |
Autores: | Estrela, Elsa Ricardo, Maria Manuel Calvet |
Palavras-chave: | EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESCOLARES INOVAÇÃO CURRICULAR FORMAÇÃO DE PROFESSORES FORMAÇÃO CONTÍNUA EDUCATION SCHOOL CURRICULA CURRICULAR INNOVATION TEACHERS EDUCATION CONTINUING EDUCATION |
Data: | 2020 |
Editora: | Edições Universitárias Lusófonas |
Resumo: | Num contexto de uma sociedade individualizada e tecnológica, com novos e contraditórios mandatos dirigidos à escola, assistimos a uma tendência universal de introdução de sistemas de inovação curricular, com claras consequências para o sentido e o exercício da profissão docente. Inscritos no conceito de Ciência Pública, que assume o conhecimento socialmente enraizado e compartilhado como aquele que pode permitir o desenvolvimento, individual e coletivo, o estudo e a reflexão apresentada recaem sobre os resultados recolhidos junto dos docentes de dois agrupamentos escolares que aderiram ao Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC). No quadro de uma investigação qualitativa, foram utilizados três instrumentos para a recolha de dados – documentos, questionários e observação participante – com o objetivo de identificar o processo de inovação definido em cada agrupamento escolar, bem como as conceções que subjazem à prática docente dos formandos, nomeadamente aquelas que estão no centro do processo de inovação e mudança em que participavam: currículo, professor e aluno. Os resultados apontam para a manutenção de conceções tradicionais de currículo, professor e aluno, assumindo em relação aos últimos uma representação pouco positiva, o que parece limitar e dificultar os processos de inovação a que as suas escolas aderiram. Simultaneamente, também não existe o desenvolvimento de políticas educativas integradas potenciadoras de transformação na sala de aula. |
URI: | http://hdl.handle.net/10437/11787 |
ISSN: | 1646-401X |
Aparece nas colecções: | Revista Lusófona de Educação n.º 50 (2020) |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Inovação e mudança na formação de professores.pdf | 517.66 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.