Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/1169
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendonça, Otávio Machado Lopes de, orient.
dc.contributor.authorLima, Kyssia Augusto de Queiroz
dc.date.accessioned2011-05-17T15:04:23Z
dc.date.available2011-05-17T15:04:23Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10437/1169
dc.descriptionOrientação: Otávio Machado L. Mendonça ; co-orientação: Isabel Sanchespt
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo analisar as condições de inclusão educacional de crianças surdas em uma escola regular, a partir dos relatos de professoras que vivenciam essa prática. Para coletar informações a esse respeito, foram realizadas junto às participantes entrevistas de caráter semi-estruturado. No tratamento a esses dados foram descritas as condições de inclusão existentes na escola (campo de pesquisa), como também os significados elaborados pelas participantes acerca do aluno surdo e da inclusão do mesmo na escola regular. Os dados foram coletados em uma amostra de cinco professoras de classes regulares que possuem alunos surdos. Esses dados foram submetidos a uma análise de conteúdo manual dos mesmos no modelo de Bardin (2002). Os resultados apontam para uma visão predominantemente negativa das condições de inclusão oferecidas pela escola, consideradas como inadequadas. Isto é agravado pela insuficiência em termos de capacitação dos professores para o trabalho inclusivo. Observa-se, pois, do ponto de vista das participantes, a existência de uma discrepância entre os modelos legal e real de inclusão das crianças surdas em escola regular, que se manifesta em diversos aspectos da prática pedagógica nesse contexto.pt
dc.formatapplication/pdf
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccess
dc.subjectINCLUSÃO ESCOLARpt
dc.subjectSURDEZpt
dc.subjectSCHOOL INCLUSIONen
dc.subjectDEAFNESSen
dc.subjectMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCAÇÃOpt
dc.subjectEDUCATIONen
dc.subjectCRIANÇASpt
dc.subjectCHILDRENen
dc.subjectBRASILpt
dc.subjectBRAZILen
dc.titleInclusão ideal e inclusão real : estudo de caso com professoras de crianças surdas em uma escola regular de João Pessoa – PBpt
dc.typemasterThesispt
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ciências da Educação

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação kyssia.pdf529.98 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.