Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/11475
Título: A perceção dos professores relativamente ao impacto das AEC na vida e desenvolvimento das escolas : um estudo no Município de Vila Nova de Gaia
Autores: Campos, Maria Paula Oliveira, orient.
Curado, Maria Fernanda de Sousa
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ATIVIDADES ESCOLARES
SATISFAÇÃO PROFISSIONAL
PRODUTIVIDADE NO TRABALHO
ESTUDOS DE CASO
VILA NOVA DE GAIA
MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
SCHOOL ACTIVITIES
PROFESSIONAL SATISFACTION
LABOUR PRODUCTIVITY
CASE STUDIES
VILA NOVA DE GAIA
Data: 2015
Resumo: O tema proposto para a Dissertação do Mestrado decorre da necessidade do Município de Vila Nova de Gaia avaliar a perceção dos professores relativamente ao impacto das AECS na vida e desenvolvimento das escolas. Salienta-se a importância das AEC através da análise dos seus resultados ao longo destes anos, da observação e evolução ao longo da sua história. A metodologia adotada foi a qualitativa e quantitativa, na medida em que se reporta, por um lado, à análise documental e de dados obtidos em entrevistas e, por outro, a questionários que permitiram o estudo do clima escolar e da participação dos professores, da identidade socioprofissional dos professores das AEC e da relação entre os professores das AEC e a comunidade escolar e que foram, numa fase posterior, sujeitos ao tratamento estatístico e que permitiu discutir os resultados e fazer as devidas inferências. As conclusões apresentadas serão uma forma de contribuir para a compreensão mais efetiva desta temática, para nela poder intervir de forma mais sustentada, promovendo cada vez mais a evolução das AEC em Vila Nova de Gaia.
The proposed theme for the Masters Dissertation arises from the need of the municipality of Vila Nova de Gaia to evaluate the perception of teachers regarding the impact of AECS in life and school development. The importance of AEC is highlighted through the analysis of their results over the years and also through the observation and evolution throughout its history. The methodology adopted was both qualitatively and quantitatively, in which it refers, on one hand, to document analysis and data gathered through interviews and, one other hand, to questionnaires. That allowed us to study the school environment, teachers’ engagement, the socio-professional identity from AEC’s teachers and the relationship between AEC’s teachers and the school community. That data went through a statistical process that allowed us to discuss the results and make appropriate inferences. The gold of the conclusions is to contribute to a more effective understanding of this issue, and therefore to intervene in a more sustained manner, increasingly promoting the evolution of AEC in Vila Nova de Gaia.
Descrição: Orientação: Paula Campos
URI: http://hdl.handle.net/10437/11475
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Recursos Humanos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Fernanda Curado.pdfDissertação de Mestrado3.45 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.