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Título: As ideias pedagógicas no desenvolvimento da educação na paraíba (1964-1985): um estudo sobre a influência da pedagogia católica
Autores: Rays, Osvaldo Alonso, orient.
Netto, Carlos Ovídio Lopes De Mendonça
Palavras-chave: DITADURA MILITAR
PEDAGOGIA
IGREJA CATÓLICA
BRASIL
MILITARY DICTATORSHIP
PEDAGOGY
CATHOLIC CHURCH
BRAZIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
EDUCATION
Data: 2009
Resumo: Esta dissertação teve como objetivo central realizar um estudo sobre o contexto político-educacional das idéias pedagógicas no Brasil e analisar a influência da pedagogia católica no desenvolvimento da educação, no Estado da Paraíba, durante o regime militar brasileiro (1964-1985). Para atingir esse objetivo realizamos um breve resgate histórico da política educacional brasileira e da política educacional paraibana durante o período delimitado para a investigação e, em seguida, destacamos as linhas básicas das idéias pedagógicas no Brasil e a natureza da pedagogia católica. Situamos, na sequência do trabalho, o ideário pedagógico católico no contexto dos movimentos da escola nova, do tecnicismo pedagógico e das pedagogias contra-hegemônicas. A pesquisa guiou-se por uma dimensão histórica hermenêutica. Por meio desse enfoque nos aproximamos, com a flexibilidade por ele permitida, a toda a extensão do objeto de estudo, evitando com esse procedimento o risco de uma visão ortodoxa dos propósitos da investigação. Os resultados da pesquisa demonstraram que no período objeto do estudo (1964-1985), a pedagogia católica, em sua vertente crítica, influenciou, em parte, o sistema de ensino paraibano. Outro resultado que constatamos é que essa influência é mais intensa nos movimentos de alfabetização de adultos e nos movimentos sociais que ocorreram no Estado da Paraíba após a reabertura política brasileira que aconteceu na segunda metade da década de 1970.
This dissertation aimed to conduct a study centered on the political and educational ideas of teaching in Brazil and to analyze the influence of Catholic education in the development of education in the state of Paraíba, Brazil during the military regime (1964-1985). To achieve this goal we conducted a brief history of redemption and the Brazilian educational policy educational policy in Paraíba during the period limited to this research, and then highlight the basic lines of educational ideas in Brazil and the nature of Catholic education. In the sequence of work, the Catholic educational ideals in the context of the movement's new school, the pedagogical techniques and counter-hegemonic pedagogies were situated in sequence. The research is guided by an exploratory dimension and a historic hermeneutic approach. Through this procedure, the work was developed with the flexibility it allowed, the entire length of the object of study, with this procedure avoiding the risk of an orthodox view of the purposes of research. The survey results showed that in the period, object of study (1964-1985), the Catholic teaching in their critical dimension, influenced, in part, the education system of Paraíba. Another result we found is that this influence is more intense in the movements of adult literacy and the social movements occurred in the State of Paraíba reopening Brazilian politics that happened in the second half of the 1970s.
Descrição: Orientação: Oswaldo Alonso Rays ; co-orientação: Antonio Teodoro Co-Orientador: Antonio Teodoro
URI: http://hdl.handle.net/10437/1131
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Mestrado em Ciências da Educação

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