Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10427
Título: Superando a história única: a educação patrimonial como instrumento de democratização cultural no Distrito Federal
Autores: Pacheco, Karolline
Palavras-chave: SOCIOMUSEOLOGIA
SOCIOMUSEOLOGY
DIVERSIDADE CULTURAL
CULTURAL DIVERSITY
PATRIMÓNIO
HERITAGE
BRASIL
BRAZIL
Data: 2020
Editora: Edições Universitárias Lusófonas
Resumo: Este artigo tem como objetivo tecer algumas reflexões sobre desafios e potencialidades da educação patrimonial no contexto do Distrito Federal a partir de uma perspectiva sociomuseológica. Considerando que a memória é fundamento para a construção da identidade social e que este processo se redefine permanentemente na relação dialógica com o outro, os patrimônios e museus são importantes instrumentos para restabelecer estes diálogos da diversidade. Diante de museus e espaços culturais que reiteram o discurso consagrado a respeito da construção de Brasília, privilegiando nomes e fatos específicos, como fazer valer a relação patrimônio, identidade e cidadania efetivamente? Busco, por meio da experiência como educadora em espaço cultural, refletir sobre percepções, potencialidades e abordagens que visem a superar a história única, incluindo outras vozes nesta relação em vista de uma educação para autonomia e para a democratização cultural.
URI: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10427
ISSN: ISSN 1646-3714
Aparece nas colecções:Cadernos de Sociomuseologia Nova serie 16 - 2020 (Vol. 60)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
7241-Texto do artigo-20882-2-10-20200901.pdf419.39 kBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.