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Título: Gestão escolar na educação infantil do campo na Ilha de Mosqueiro Belém/Para/Brasil: um estudo de caso
Autores: Silva, Ana Paula Lopes da, orient.
Costa, Rosa Maria Alves da
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO ESCOLAR
GESTÃO DEMOCRÁTICA
GESTÃO PARTICIPATIVA
EDUCAÇÃO ESCOLAR
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
EDUCATIONAL MANAGEMENT
DEMOCRATIC MANAGEMENT
PARTICIPATIVE MANAGEMENT
SCHOOL EDUCATION
BRAZIL
Data: 2017
Resumo: O presente trabalho versa sobre a Gestão escolar da educação infantil do campo, fazendo uma análise reflexiva sobre a importância da participação das famílias atribuída pela gestão da Unidade de Educação Infantil – UEI Bacuri, Distrito Damos em Belém, Pará. A pesquisa foi de caráter qualitativo, sendo esta do tipo descritivo-exploratória, fazendo-se necessário a realização de entrevistas com a equipe gestora (gestora e professores) e família que compõem a unidade escolar objeto desta pesquisa. Desta forma, a pesquisa se deu pela realização de um Estudo de Caso que objetivou descrever os aspectos relacionados a gestão escolar com ênfase na gestão democrática e participativa das famílias no ambiente escolar. O critério para escolha da referida instituição, se deu pelo fato de ser a única Unidade de Educação Infantil localizada na região do campo na ilha de Mosqueiro em Belém, Pará. Neste estudo, a amostra da pesquisa está composta por uma equipe gestora de cinco integrantes da escola e quatro representantes das famílias de ambos os gêneros, que de alguma forma fazem parte da comunidade no qual a unidade escolar está inserida. Devido ao tipo de gestão desenvolvida na unidade, a comunidade participa da construção do processo, busca interagir conjuntamente nas ações educativas e apoia a UEI no sentido de dividir responsabilidades, tendo em vista que a educação é um processo coletivo e de compromisso social.
The present work deals with the school management of children 's education in the countryside, reflecting on the importance of family participation attributed by the management of the Infant Education Unit - UEI Bacuri, Damos District in Belém, Pará. The research was qualitative, Being this descriptive-exploratory type, making it necessary to conduct interviews with the management team (manager and teachers) and family that make up the school unit object of this research. In this way, the research was carried out by the accomplishment of a Case Study that aimed to describe aspects related to school management with emphasis on the democratic and participatory management of families in the school environment. The criterion for choosing this institution was the fact that it is the only Infant Education Unit located in the field region on the island of Mosqueiro in Belém, Pará. In this study, the research sample is composed by a management team of five members Of the school and four representatives of families of both genders, who are somehow part of the community in which the school unit is inserted. Due to the type of management developed in the unit, the community participates in the construction of the process, seeks to interact jointly in educational actions and supports the UEI in the sense of dividing responsibilities, since education is a collective process and social commitment.
Descrição: Orientação: Ana Paula Lopes da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/10401
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Mestrado em Gestão de Empresas

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