Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10397
Título: O planejamento dos pequenos agricultores familiares : um estudo de caso nas Centrais de Abastecimento do Pará (Ceasa)
Autores: Silva, Ana Paula Lopes da, orient.
Nascimento, Ana Cláudia Dias do
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
AGRICULTORES
PLANEAMENTO ESTRATÉGICO
AGRICULTURA BIOLÓGICA
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
FARMERS
STRATEGIC PLANNING
ORGANIC FARMING
BRAZIL
Data: 2017
Resumo: A dissertação tem por objetivo entender como é feito o planejamento estratégico de venda dos produtos na feira livre orgânica da CEASA/PA, chamado “Programa Sábado Rural”, pelos pequenos agricultores familiares na cidade de Belém, PA, Brasil. Para a realização da presente pesquisa, que se configura como estudo de caso, de natureza exploratória, descritiva e qualitativa, delineou-se como objetivos específicos: identificar o perfil socioeconômico dos entrevistados; descrever seu trabalho; conhecer seu planejamento estratégico e sua comercialização dos orgânicos. Como procedimentos metodológicos, optou-se pela pesquisa bibliográfica; por observações in loco; pelo uso de questionários semiestruturados e pelos registros fotográficos. A pesquisa realizou-se em 2017 em três fases: em fevereiro, ela buscou determinar o perfil socioeconômico dos agricultores; em março, buscou saber o rendimento familiar dos entrevistados; e em abril, ela buscou saber como eles planejavam estrategicamente suas atividades de produção. Os principais resultados da pesquisa revelam a predominância do sexo masculino, com a faixa etária de 18 a 30 anos, tendo, em geral, como grau de formação, o segundo grau completo, e uma renda familiar de 1 a 3 salários mínimos. Foi, também, observado que os entrevistados não planejavam suas atividades de produção de acordo com as literaturas consultadas.
The dissertation aims to understand how the strategic planning of the sale of the products in the organic fair of CEASA / PA, called "Saturday Rural Program" by small family farmers in the city of Belém, PA, Brazil. For the accomplishment of the present research, which is configured as a case study, of exploratory, descriptive and qualitative nature, the following specific objectives were outlined: to identify the socioeconomic profile of the interviewees; describe your work; know its strategic planning and marketing of organic. As methodological procedures, we opted for bibliographic research; by on site observations; by the use of semi-structured questionnaires and photographic records. The research was carried out in 2017 in three phases: in February, it sought to determine the socioeconomic profile of the farmers; In March, sought to know the family income of the interviewees; and in April, to know how they strategically planned their production activities. The main results of the research reveal the predominance of males, with the age group of 18 to 30 years old, generally having a high school diploma and a family income of 1 to 3 minimum salaries. It was also observed that the interviewees did not plan their production activities according to the literature consulted.
Descrição: Orientação: Ana Paula Lopes da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/10397
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão de Empresas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Ana_Dias_FINAL (1).pdfDissertação de Mestrado2.72 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.