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Título: Avaliação dos processos de comunicação interna das organizações particulares de Ensino Superior de São Luís do Maranhão
Autores: Costa, António Augusto Teixeira da, orient.
Serrão, Silvia Gardênia Gomes
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
COMUNICAÇÃO INTERNA
INFORMAÇÃO
PROCESSO DA COMUNICAÇÃO
ENSINO SUPERIOR
BRASIL
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
INTERNAL COMMUNICATION
INFORMATION
COMMUNICATION PROCESS
HIGHER EDUCATION
BRAZIL
Data: 2018
Resumo: A proposta deste trabalho é fazer uma avaliação mais precisa dos processos de Comunicação Interna das Organizações particulares de ensino superior de São Luís no Maranhão, identificando o potencial de influência ao gerar informações que possam satisfazer os clientes e /ou usuários dessas Instituições. Assim sendo, pretendemos no decorrer desta pesquisa demonstrar a real necessidade de uma Instituição de comunicar bem para obter resultados satisfatórios. A contento verificamos dentro de nossa pesquisa que o problema das comunicações precárias vai se refletir seguramente em dificuldades no relacionamento humano. Uma má comunicação pela insegurança que gera e pela sensação de perda de controle estimula os estilos de gestão centralizadora e autoritária. A metodologia utilizada para obter informações sobre organizações foi a pesquisa de campo em três Instituições de Ensino Superior Privado de São Luís, aonde através de questionários aplicados diretamente aos colaboradores (clientes internos) e alunos (clientes externos), recolhemos dados que nos levou ao resultado de que essa falta de comunicação acontece basicamente em sua totalidade representada pelas organizações pesquisadas, visto que foi observada a insatisfação da clientela e falhas consistentes nos planejamentos presente e futuros das mesmas.
The proposal of this work is to make a more precise evaluation of the internal communication processes of the private higher education organizations of São Luís in Maranhão, identifying the potential of influence in generating information that can satisfy customers and / or users of these institutions. Therefore, we intend in the course of this research to demonstrate the real need for an Institution to communicate well to obtain satisfactory results. To our satisfaction, we find within our research that the problem of precarious communications is likely to be reflected in difficulties in the human relationship. Poor communication through the insecurity that it generates and the sense of loss of control stimulates the styles of centralizing and authoritarian management. The methodology used to obtain information about organizations was the field research in three Private Higher Education Institutions of São Luís, where through questionnaires applied directly to employees (internal clients) and students (external clients), we collected data that led us to the result that this lack of communication happens basically in its entirety represented by the organizations surveyed, since customer dissatisfaction was observed and consistent failures in the present and future plans of the same.
Descrição: Orientação: Antonio Augusto Teixeira Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/10367
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Mestrado em Gestão de Empresas

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