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Título: Declínio cognitivo e perturbação do desenvolvimento intelectual em adultos e idosos : perfil cognitivo e efeito das variáveis sociodemográficas
Autores: Oliveira, Célia Regina Gomes, orient.
Coelho, Vera Carolina de Oliveira
Palavras-chave: MESTRADO EM PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
PSICOLOGIA CLÍNICA
PSICOLOGIA DA SAÚDE
PERTURBAÇÕES COGNITIVAS
ADULTOS
IDOSOS
AVALIAÇÃO COGNITIVA
DADOS SOCIODEMOGRÁFICOS
ESCOLARIDADE
PERTURBAÇÕES DO NEURODESENVOLVIMENTO
PSYCHOLOGY
CLINICAL PSYCHOLOGY
HEALTH PSYCHOLOGY
COGNITIVE DISORDERS
ADULTS
ELDERLY
COGNITIVE ASSESSMENT
SOCIODEMOGRAPHIC DATA
SCHOOLING
NEURODEVELOPMENTAL DISORDERS
Data: 2019
Resumo: O presente trabalho corresponde a um estudo piloto, desenvolvido a partir da avaliação inicial de um grupo de participantes que integra um programa de estimulação cognitiva (Mental Health and Ageing - MentHA), cuja aplicação e validação se encontra em curso. Os objetivos principais deste estudo consistem em caraterizar e comparar o perfil cognitivo de adultos e idosos com Declínio Cognitivo e Perturbação do Desenvolvimento Intelectual comórbida, com um grupo equivalente de participantes com Declínio Cognitivo sem psicopatologia comórbida e investigar a associação entre o Declínio Cognitivo e as variáveis sociodemográficas escolaridade, idade e sexo, em adultos idosos com e sem Perturbação do Desenvolvimento Intelectual. Os participantes são adultos e idosos com idades compreendidas entre os 50 e 92 anos, sendo divididos em três grupos: grupo experimental com uma média de idades de 54.7 (DP = 4.03), grupo de comparação emparelhado no Declínio Cognitivo com uma média de idades de 85.1 (DP = 7.19) e grupo de comparação aleatório com uma média de idades de 82.2 (DP = 6.25). Verificou-se que indivíduos com Perturbação do Desenvolvimento Intelectual apresentam níveis de declínio cognitivo mais afetado do que os sujeitos sem esta patologia com idades mais elevadas. E ainda que existem associações positivas entre a escolaridade e declínio cognitivo. Conclui-se que a Perturbação do Desenvolvimento Intelectual parece aumentar o risco de um declínio cognitivo mais precoce. A escolaridade é a variável que obteve maior número de associações, tendo-se verificado uma correlação positiva entre a escolaridade e o Declínio Cognitivo.
The present work is a pilot study, developed based on an initial evaluation of a group of participants integrating a cognitive stimulation program (Mental Health and Ageing – MentHA) whose application and validation is on course. This study has two main objectives. The first objective is to characterize and compare the cognitive profile of aged adults with cognitive impairment comorbid with intellectual disability, with an equivalent group of participants with cognitive impairment without any comorbid psychopathology. The other objective, is to study the association between cognitive impairment and sociodemographic variables like scholar level, age and gender in aged adults, with and without intellectual disability. The participants are aged adults between 50 and 92 years old, divided in three groups: experimental group with a mean age of 54.7 years old (Standard-Deviation (SD) = 4.03), paired comparison group in the cognitive impairment with a mean age of 85.1 years old (SD = 7.19) and a random comparison group with a mean age of 82.2 years old (SD = 6.25). Participants with intellectual disability revealed higher levels of cognitive impairment, in comparison with participants without this pathology and more advanced age. It is possible to conclude that the intellectual disability increases the risk of early cognitive impairment. From this study, it is also possible to conclude from the studied variables, the scholar level variable has the strongest positive correlation with cognitive impairment.
Descrição: Orientação: Célia Regina Gomes Oliveira ; co-orientação: Pedro Machado dos Santos
URI: http://hdl.handle.net/10437/10364
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Mestrado Em Psicologia Clínica e da Saúde

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