Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/10317
Título: A relevância da sustentabilidade ambiental na gestão da Lavandaria Cavada
Autores: Magalhães, Carla Marisa Rebelo, orient.
Cabenguela, Christopher Roberto
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
SUSTENTABILIDADE
GESTÃO AMBIENTAL
EMPRESAS
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
SUSTAINABILITY
ENVIRONMENTAL MANAGEMENT
COMPANIES
Data: 2020
Resumo: A preocupação básica deste estudo é apontar as principais práticas que devem ser utilizadas de maneira que pactue com o nível de sustentabilidade ambiental no sector. O presente trabalho procura analisar o parâmetro da sustentabilidade na empresa tendo como objectivo descrever a dimensão da sustentabilidade, que é categorizada em aspectos ambientais, económicos e sociais, sendo esta interligação um diferencial para as pequenas e médias empresas. De forma minuciosa, com o estudo buscamos explorar e apontar as principais fontes de degradação ambiental, como também mensurar e dimensionar os custos associados à sua redução, com o propósito de melhorar as estratégias privadas com base no conhecimento sobre o meio ambiente. Procuramos contextualizar a relação entre a sustentabilidade ambiental e a actividade económica que podem servir de instrumentos para a função redistributiva do rendimento e da riqueza do empresário tendo em conta a crescente preocupação das pessoas em relação a preservação do ambiente. A metodologia de pesquisa aplicada no presente trabalho é a pesquisa bibliográfica e estudo de campo. Para a elaboração desta revisão, foram percorridos os seguintes passos: identificação do tema, pesquisas bibliográficas, estudo de campo ou investigação na qual são incluídos os instrumentos de recolha de dados, avaliação, interpretação dos resultados e sugestões que servirão para realização de uma mudança cultural do empresário em relação a sustentabilidade ambiental. Conclui-se que os principais factores que podem motivar a adoção de práticas ambientais são o factores externos como a legislação do ambiente, o apoio do Estado, e os factores internos (consumidores) se manifestarem preocupações sobre o ambiente, a redução de custos, e outros factores que proporcionam o aumento do nível de competitividade dos negócios tais como criação de valor e a visibilidade da marca da empresa no mercado em que actua.
The main concern of this study is to point out the main practices that should be used in a way that meets the level of environmental sustainability in the sector. The present work also seeks to analyze the sustainability parameter in the company aiming to describe the sustainability dimension, which is categorized into environmental, economic and social aspects, and this interconnection is a differential for small and medium enterprises. In a detailed way, the study aims to explore and point out the main sources of environmental degradation, as well as to measure and size the costs associated with its reduction, in order to improve private strategies based on knowledge about the environment. We seek to contextualize the relationship between environmental sustainability and economic activity that can serve as instruments for the redistributive function of the income and wealth of the entrepreneur taking into account the growing concern of people about environmental conservation. The methodology of the present work is the bibliographical and field study. The research methodology applied in the present work is the bibliographic research. For the elaboration of this review, the following steps such as: identification of the theme, bibliographic research, field trip or research in which are included the instruments of data collection, evaluation, interpretation of results and suggestions that will serve to make a cultural change of the businessman in relation to environmental sustainability. We conclude that mainly factors wich may to apply environment practices are externals factors such as environment law, Government support and internals factors such as clients unveil concern about environment, low costs and others factors wich may increase level of competitivity of business such like value and brand visibility or equity where the company does in market.
Descrição: Orientação: Carla Rebelo de Magalhães
URI: http://hdl.handle.net/10437/10317
Aparece nas colecções:Biblioteca - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Gestão

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Christopher Cabenguela.pdfDissertação de Mestrado1.85 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.