Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10230
Título: Relatório de estágio de educação física realizado no Externato Marista de Lisboa
Autores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Cóchinha, Maria dos Santos
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DOCÊNCIA
DIRETORES DE TURMA
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
TEACHING
FORM TEACHERS
Data: 2019
Resumo: Este documento relata o estágio pedagógico que realizei no Externato Marista de Lisboa no ano letivo 2018/2019, no segundo ano do mestrado em ensino de Educação Física nos ensinos básicos e secundários. Nele estão espelhadas as principais opções tomadas nas quatros áreas de intervenção: lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminário. As duas primeiras foram praticadas na mesma turma de ensino secundário e revelou-se fulcral a diferenciação do ensino influenciando positivamente o alcance dos objetivos estipulados no início do ano. Foi no âmbito da direção de turma que consegui desenvolver um projeto de solidariedade permitindo que os alunos apoiassem semanalmente, de forma voluntária, os residentes de um lar de idosos. Consegui também realizar uma saída de campo que teve a participação de vários professores de outras disciplinas e membros da direção, promovendo a atividade física e a cooperação entre os alunos. O desporto escolar faz parte do clube do Externato, a Associação Desportiva Marista, em que integrei o núcleo de ténis de mesa. Destaco os torneios internos que organizei na perspetiva de ultrapassar a falta de competição regular. O seminário foi realizado com o grupo de Educação Física em que procurei através de um trabalho colaborativo elaborar e aprovar um novo protocolo de avaliação final.
This document will share the experience accomplished in a pedagogic internship at Externato Marista de Lisboa during 2018/2019 school year. This internship was integrated into the second year of the Physical Education Master’s Program for Elementary & Secondary School. In it are presented the major decisions on the four areas of intervention: teaching, class director, school sports and seminary. The first two topics were made within the same high school classroom and that was very important to differentiate the teaching method, which led to a positively clear influence to the initial goals that were set in beginning of the school year. Within the class direction it was also possible to do a volunteering project that allowed students to meet, on their own willingness and on a weekly basis, elderly people living in senior housing. Another accomplishment was the organization and execution of a day out of the school to practice exercise, with the collaboration of different professors and staff members, allowing physical activity and cooperation between all students promotion. The school sports were part of the Externato’s club - Associação Desportiva Marista, - and I was responsible for table tennis. In order to increase competition among students, I implemented several table tennis tournaments. The seminars were taken within the physical education group with the aim of improving students learning abilities through the creation of a new final evaluation protocol – this was made in collaboration with physical education group.
Descrição: Orientação: João Jorge Comédias Henriques
URI: http://hdl.handle.net/10437/10230
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final Maria Cóchinha.pdfDissertação de Mestrado3.24 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.