Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10227
Título: Relatório de estágio pedagógico de educação física na Escola Secundária da Portela
Autores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Pereira, Joana Gonçalves
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
DOCÊNCIA
ESTÁGIOS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
TEACHING
TRAINEESHIP
Data: 2020
Resumo: Este relatório baseia-se no Estágio Pedagógico realizado na Escola Secundária da Portela, consistindo na realização prática da atividade de professor de Educação Física. Apresenta uma síntese de todo o trabalho desenvolvido, ao longo do ano letivo 2018-2019, assente em quatro áreas de intervenção: Lecionação, Direção de Turma, Desporto Escolar e Seminário. Foi uma experiência muito enriquecedora, numa perspetiva de formação profissional, pelo contacto com uma grande variedade de situações reais, em que foi possível obter novas competências, assim como consolidar as que foram adquiridas ao longo da minha formação académica. Nos âmbitos da Lecionação e Direção de Turma, o trabalho incidiu numa turma de 11º ano de escolaridade do Curso Profissional de Técnico de Desporto. Na componente de Lecionação procurou-se incentivar a constituição de grupos heterogéneos, proporcionando uma maior cooperação entre os alunos, e elaborou-se uma tabela com três níveis diferentes de Aptidão Física, incentivadora do desenvolvimento das suas capacidades. Na função de Direção de Turma, o trabalho focou-se no projeto “À Procura do Futuro” sobre as orientações vocacionais dos alunos para o ingresso no Ensino Superior e no acompanhamento individual de um aluno que apresentava problemas ao nível da organização escolar, défice de atenção e alterações frequentes de humor. No Desporto Escolar, acompanhei um grupo-equipa de Voleibol Masculino muito heterogéneo, onde existiu uma evolução significativa nas capacidades físicas e técnicas dos alunos, resultando do trabalho colaborativo de todos os alunos, que evoluíram integrados, essencialmente, em grupos heterogéneos. E, por fim, a última área de intervenção consistiu na realização de um Seminário, intitulado “A heterogeneidade nas matérias dos Jogos Desportivos Coletivos”. Foram abordadas as vantagens e as desvantagens da constituição de grupos homogéneos e heterogéneos. Adicionalmente, foram também dados exemplos de implementação de diferentes maneiras de constituir grupos nas aulas de Educação Física, suportados em duas matérias de Jogos Desportivos Coletivos (Andebol e Voleibol).
This report is based on the Pedagogical Internship held at Portela Secondary School, consisting of the practical accomplishment of the activity of Physical Education teacher. Summarizes all the work done during the 2018-2019 school year, based on four areas of intervention: Teaching, Class Management, School Sports and Seminar. It was a very enriching experience, from a vocational training perspective, through contact with a wide variety of real situations, where it was possible to gain new skills, as well as consolidate those acquired throughout my academic education. In the scope of Teaching and Class Direction, the work focused on an 11th grade class of the Professional Sports Technician Course. In the Teaching component I sought to encourage the constitution of heterogeneous groups, enabling a greater cooperation between students, and a table with three different levels of Physical Fitness was elaborated, that encouraged the development of students’ capacities. In the role of Class Direction, the work focused in the project “Looking for a future” on the vocational guidance of students to enter Higher Education and the individual accompaniment of a student that showed a lackluster school organization level, attention deficit and frequent mood swings. In School Sports, I accompanied an heterogeneous group of men's Volleyball team, where there was significant evolution in the physical and technical capacities of the students, resulting from the collaborative work of all students, who evolved essentially integrated into heterogeneous groups. And finally, the last area of intervention consisted of holding a Seminar entitled “Heterogeneity in the Collective Sports Games”, where we addressed the advantages and disadvantages of the establishment of homogeneous and heterogeneous groups. Additionally, we gave examples of the implementation of different ways of constituting groups in Physical Education classes supported in two collective sports games (Handball and Volleyball).
Descrição: Orientação: João Jorge Comédias Henriques
URI: http://hdl.handle.net/10437/10227
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_JGP_FINAL.pdfDissertação de Mestrado3.05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.