Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10437/10221
Título: Orçamento geral do estado da educação em Angola: impacto no desenvolvimento da educação no ensino geral no município do Huambo de 2012-2015
Autores: Galego, Carla, orient.
Braça, António Feliciano
Palavras-chave: MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO
ORÇAMENTOS DO ESTADO
POLÍTICA EDUCATIVA
POLÍTICA PÚBLICA
ENSINO BÁSICO
ENSINO SECUNDÁRIO
ANÁLISE DOCUMENTAL
EDUCATION
GOVERNMENT BUDGETS
EDUCATIONAL POLICY
PUBLIC POLICY
PRIMARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
DOCUMENTARY ANALYSIS
Data: 2020
Resumo: A presente Dissertação teve como objeto de estudo a analise do impacto do Orçamento Geral do Estado da Educação (OGEE), na sua componente económica, no desenvolvimento da educação no Ensino Geral no Município do Huambo durante o período de 2012 a 2015. No campo teórico, procurámos compreender os conceitos de Orçamento Geral de Estado e de Políticas Públicas, na sua relação com a Educação, tendo em conta os objetivos definidos nos programas do Governo angolano. No campo metodológico, face ao objetivo geral delineado, optou-se por realizar uma investigação de natureza qualitativa, tendo como procedimento fundamental a análise documental desenvolvida a partir de uma abordagem descritiva. Conclui-se, com este estudo, que a descrição das políticas económicas na educação em Angola, resultou dos Fóruns regionais e internacionais sobre educação para todos. Os maiores obstáculos à implementação das políticas económicas na Educação em Angola, foram desenhados na sequência do Exame Sectorial da Educação, em 1992, e do Plano-Quadro Nacional de Reestruturação do Sistema de Ensino, em 1995. Aponta-se como principais causas: a) o longo período de guerra civil, b) a destruição massiva de infraestruturas, e c) a dificuldade de se criar desde a independência uma rede escolar estabilizada, que leve em considerações estatísticas credíveis de uma população-alvo, fixada de forma mais ou menos permanente.
This Dissertation had as its object of study the analysis of the impact of the State General Education Budget (SGEB), in its economic component, on the development of education in General Education in the Municipality of Huambo during the period from 2012 to 2015. In the theoretical field, we sought to understand the concepts of the State General Budget and Public Policies, in their relationship with Education, taking into account the objectives defined in the Angolan Government's programs. In the methodological field, given the general objective outlined, we opted to carry out research of a qualitative nature, having as a fundamental procedure the documental analysis developed from a descriptive approach. This study concludes that the description of economic policies in education in Angola resulted from regional and international forums on education for all. The major obstacles to the implementation of economic policies in Education in Angola were designed following the Sectoral Examination of Education in 1992 and the National Plan for the Restructuring of the Education System in 1995. The main causes are a) the long period of civil war, b) the massive destruction of infrastructures, and c) the difficulty of creating a stable school network since independence, which leads to credible statistical considerations of a target population, fixed permanently.
Descrição: Orientação: Carla Cristina Marques Galego
URI: http://hdl.handle.net/10437/10221
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Mestrado em Ciências da Educação

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