Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10217
Título: Relatório de estágio pedagógico de educação física realizado na Escola Secundária da Portela
Autores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Carola, Filipe da Cruz
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
DOCÊNCIA
DESPORTO ESCOLAR
DIRETORES DE TURMA
BADMINTON
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TEACHING
SCHOOL SPORTS
FORM TEACHERS
BADMINTON
Data: 2020
Resumo: O presente documento é uma análise do estágio pedagógico realizado no ano letivo 2018/2019 na Escola Secundária da Portela. A área da Lecionação foi realizada na turma D, do 11.º ano. No domínio das Atividades Físicas (matérias) a turma trabalhou num regime de opções. A constituição dos grupos foi um dos fatores fundamentais para o sucesso do processo ensino-aprendizagem. Apesar de terem sido constituídos grupos no início das Unidades Didáticas, foi necessário realizar diversas manipulações nos mesmos, no decorrer das aulas. Assim, garanti que os alunos trabalhassem o maior tempo possível nas matérias por si selecionadas e naqueles que eram prioritárias. O tempo de transição entre áreas, foi utilizado para melhorar ou manter os níveis de Aptidão Física dos alunos. Assim, foi criado um quadro com exercícios específicos e com três níveis de dificuldade crescente, representado por cores. Cada nível de dificuldade, correspondia a um determinado número de repetições. Na área da Direção de Turma, a intervenção mais relevante realizou-se junto dos alunos, no projeto “Orientação Vocacional para o Ensino Superior”. Este projeto teve uma enorme envolvência dos alunos, em que os mesmo interagiram e debateram sobre as diversas opções que existem no ensino superior, bem como as saídas profissionais que esses cursos possibilitam. Em relação a área do Desporto Escolar (DE), a minha intervenção foi realizada no grupo-equipa de Badminton. Os escassos momentos competitivos foram um dos problemas desta área. Assim, procurei encontrar diversas soluções para que existissem mais momentos competitivos ao longo do ano, tendo todo o meu esforço sido compensado, com a realização de mais um momento competitivo na 4.ª etapa. O Seminário, tendo em conta a realidade e as necessidades do Departamento de Educação Física e Desporto, teve como tema as “Estratégias para a Lecionação da Patinagem”. Existiu uma parte teórica e outra prática, sendo que na última discutimos e vivenciamos as dificuldades no ensino desta matéria nas fases iniciais de aprendizagem. Por fim, foi possível tirar várias conclusões relevantes, nomeadamente o facto de mesmo em situações em que as condições espaciais e materiais não são as ideias é possível utilizar estratégias adequadas para a lecionação desta matéria.
The purpose of this work is to analyse the curricular internship that took place during the academic year 2018/2019 in Escola Secundária da Portela. The objective of the internship was to instruct the class D of the 11th grade in their Physical Education classes. During the year the class worked in an options scheme and was organized by groups. The groups’ composition was one of the most important factors for the success of the learning process. Even though groups were set up in the beginning of the teaching units, some changes had to be made during the classes in order to guarantee that students had the opportunity to work most of the time in the subjects they selected and that were a priority for them. The time elapsed in the transaction between areas was used to improve the physical aptitude of the students. Thus, the students had to perform specific exercises that were divided by three difficulty levels. Each level of difficulty corresponded to a determined number of repetitions. In the area of “Direção de Turma”, the most important intervention was the project “Orientation for Higher Education Studies” (“Orientação Vocacional para o Ensino Superior”). The students got enthusiastically involved in the project which had the objective of encourage them to be in contact and clarify their doubts about the options available for them in college. In relation to the area of School Sports my intervention was performed in the Badminton team. As one of the main problems of this team was the absence of competitive moments, I decided to support the existence of more competitions during the year. After all, it was possible to involve the students in an additional competitive moment in the 4th stage of the process. In the end and having in mind the needs of the Department of Physical Education and Sports, the topic of the seminar was “Strategies for the Lecturing of Roller Skating” (“Estratégias para a Lecionação da Patinagem”). The lecture included both a theoretical and a practical phase. The practical part of the seminar was used to discuss the difficulties experienced in the initial phases of the teaching process of this subject. Finally, some important conclusions were drawn from the seminar, namely that even when the special and material conditions are not the best it is possible to adopt certain strategies to teach skating.
Descrição: Orientação: João Jorge Comédias Henriques
URI: http://hdl.handle.net/10437/10217
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
_Filipe_Carola_Relatório_Estágio_18_19_Portela.pdfDissertação de Mestrado4.04 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.