Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10054
Título: Relatório de estágio de educação física na Escola Básica e Secundária de Carcavelos
Autores: Henriques, João Jorge Comédias, orient.
Faria, Diogo Moreira Machado
Palavras-chave: MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
TRAINEESHIP
TEACHING-LEARNING PROCESS
PEDAGOGICAL PRACTICES
Data: 2019
Resumo: O presente relatório insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico do 2º ano de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, realizado no ano letivo 2017/2018 na Escola Básica e Secundária de Carcavelos. Com o mesmo pretendo abordar de uma forma crítica e reflexiva todo o processo de prática pedagógica supervisionada na lecionação, direção de turma, desporto escolar e seminários, sendo também essencial para tal manifestar esse mesmo olhar crítico e reflexivo para com o contexto escolar em que estive inserido, realizando assim um «apanhado» das experiências vividas ao longo deste processo que, no seu conjunto, contribuíram para a formulação da minha visão como profissional da área, bem como da minha conceção de educação e especialmente da minha conceção de Educação Física, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos ao longo dos quatro anos da minha formação inicial, bem como, dos que adquiri ao longo deste ano. Este documento contempla três partes fundamentais: contextualização, onde se faz uma breve análise crítica da complexidade do contexto escolar; análise crítica e reflexiva sobre a intervenção nos domínios fundamentais da minha prática pedagógica nas diferentes áreas e por fim uma reflexão final, onde procuro explicar as principais dificuldades sentidas neste processo de estágio, e como estas foram ultrapassadas, acabando por se tornarem as maiores aprendizagens retiradas do mesmo.
This report is about my Pedagogical Internship held during 2nd year Masters degree in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education from Faculdade de Educação Física e Desporto da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, accomplished in 2017/2018 at Escola Básica e Secundária de Carcavelos. The main goal is to make a critical and reflexive approach to the supervised pedagocial practice in lecturing, class management, school sports and seminars. Besides that I also had to take the same approach about the school context. All this together allowed me to obtain my own vision as a teacher, my conception of education and also my conception of physical education, by using all the acquired knowledge during my inicial training model plus the one accquired in this year. This document has a contextualization, where it´s made a critical analysis of the school context, a criticial and reflexive analysis about my development in lecturing, class management, school sports and seminars and a final reflection where I intend to explain the main difficulties felt during this intership, and how they where overtaken.
Descrição: Orientação: João Jorge Comédias Henriques
URI: http://hdl.handle.net/10437/10054
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ens. Básico e Secundário

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório Final_Diogo_Faria.pdfDissertação de Mestrado2.97 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.