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Título: Gestão de pessoas: um estudo sobre a gestão de conflitos em órgãos públicos federais na capital do Brasil
Autores: Souza, Jones Madruga de, orient.
Chagas, Rodrigo Lima
Palavras-chave: MESTRADO EM GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO
GESTÃO DE EMPRESAS
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
GESTÃO DE CONFLITOS
CONFLITOS
EMPRESAS PÚBLICAS
MANAGEMENT
BUSINESS MANAGEMENT
HUMAN RESOURCES MANAGEMENT
CONFLICT MANAGEMENT
CONFLICTS
GOVERNMENT-OWNED CORPORATIONS
BRASIL
BRAZIL
Data: 2019
Resumo: Por bastante tempo os conflitos foram vistos, equivocadamente, como prejudiciais dentro de uma organização. Contudo, com o rumo que as corporações modernas tomaram e com o enriquecimento das teorias organizacionais, foi dado novo desígnio ao conceito de conflito. Nessa linha de conceito revisto, gerir conflitos se mostra um aspecto decisivo na administração de qualquer estabelecimento, especialmente nos públicos, onde suas particularidades podem facilitar disputas internas por poder e busca de interesses isolados dos atores. O presente trabalho faz revisão de literatura a respeito do tema Gestão de Conflitos no Serviço Público e traz pesquisa de campo com servidores públicos na Capital federal brasileira, abrangendo como eles lidam com este fenômeno. Este estudo tem como objetivo geral explorar os conflitos e as formas possíveis e melhores de se lidar com ele no serviço público. Foi elaborado questionário para apurar respostas de servidores públicos, havendo retorno, dentro do período estabelecido para a pesquisa de campo, de 160 (cento e sessenta) questionários respondidos. Desses 160 servidores, 110 (cento e dez) trabalham no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e 50 (cinquenta) são do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Para apresentação e análise dos dados utilizou-se exame de conteúdo, que permitiu concluir não haver um padrão nas formas de lidar, evitar e gerenciar conflitos por parte dos servidores públicos analisados, o que remete à necessidade de melhor gestão de pessoas por meio de treinamentos. Concluiu-se, também, ser preciso melhoria por parte dos órgãos analisados, tanto no tocante à parte física da instituição quanto à parte normativa.
For quite some time the conflicts were mistakenly seen as harmful within an organization. However, with the direction that modern corporations have taken and with the enrichment of organizational theories, the concept of conflict has gained a new design. In this revised concept line, managing conflicts is a decisive aspect in the administration of any establishment, especially in the public, where its particularities can facilitate internal disputes for power and search of isolated interests of the people. This paper reviews the literature on Conflict Management in the Public Service and brings research with public servants in the Brazilian federal capital, addressing how they deal with this phenomenon. This study aims to explore conflicts and the best and possible ways to deal with them in the public service. A questionnaire was elaborated to determine the responses of public servants, with 160 (one hundred and sixty) questionnaires answered within the period established for field research. Of these 160 employees, 110 (one hundred and ten) work in the Federal District and Territories Court and 50 (fifty) are from the Federal District and Territories Public Ministry. In order to present and calculate the data, it was used the content analysis, which allowed to conclude that there is no standard in the ways of dealing, avoiding and managing conflicts by public servants analyzed, which refers to the need for better management of people through training. It was also concluded that the organizations analyzed should be improved, both in terms of the physical part of the institution and in terms of the normative part.
Descrição: Orientação: Jones Madruga de Souza
URI: http://hdl.handle.net/10437/10048
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Mestrado em Gestão de Empresas

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