Utilize este identificador para referenciar este registo: https://recil.grupolusofona.pt/handle/10437/10046
Título: Transporte aéreo: comunicação em redes móveis
Autores: Marques, Mariana Cristina Melo Inácio, orient.
Quadros, Rui Miguel Cortez de Castro e
Palavras-chave: MESTRADO EM COMUNICAÇÃO INTEGRADA
COMUNICAÇÃO
TRANSPORTES AÉREOS
COMUNICAÇÕES MÓVEIS
COMPANHIAS AÉREAS
SOFTWARE DE APLICAÇÕES
DISPOSITIVOS MÓVEIS
COMMUNICATION
AIR TRANSPORT
MOBILE COMMUNICATIONS
AIRLINES
APPLICATION SOFTWARE
MOBILE DEVICES
Data: 2019
Resumo: Nas companhias aéreas, a internet também permitiu a origem de novos canais de distribuição favorecendo o contacto direto com os seus seguidores. Os dispositivos móveis, entre os quais os telefones inteligentes, são as plataformas ideais para promover, comunicar, distribuir e vender. A possibilidade de se comunicar sem qualquer tipo de intermediação permite o contacto direto com o consumidor final, de uma forma rápida e eficaz. Como comunicam as companhias aéreas quando utilizam dispositivos com acesso à internet? Dois objetivos específicos estão enunciados nesta dissertação de mestrado: 1) Elencar quais os serviços mais utilizados e, por outro lado, de que forma podem servir como estratégia de marketing e comunicação. 2) Diagnosticar que tipo de serviços são procurados pelo consumidor quando este utiliza um smartphone, tendo como foco a eficácia, a notoriedade da marca e a fidelização dos clientes. Na elaboração do inquérito foram pré-definidos serviços que os clientes poderiam utilizar quando navegassem numa aplicação móvel. Verificou-se através dos resultados que é possível catalogar diferentes comportamentos patentes nas preferências dos mesmos aquando da escolha dos serviços disponibilizados. Desta forma, é possível criar segmentos de mercado específicos, permitindo satisfazer necessidades e conhecer melhor os clientes.
In airlines, the internet has also allowed new distribution channels, favoring direct contact with their followers. Mobile devices, including smartphones, are the ideal platforms for promoting, communicating, distributing and selling. The ability to communicate without any intermediation allows direct contact with the final consumer, quickly and effectively. How do airlines communicate when they use devices with internet access? Two specific objectives are set out in this master’s dissertation: 1) Which services are most used and, on the other hand, how can they serve as a marketing and communication strategy? 2) Diagnose what kind of services are sought by consumers when they use a smartphone, focusing on effectiveness, brand awareness and customer loyalty. In the survey, services were predefined which customers could use when browsing a mobile application. It was verified through the results that it is possible to catalogue different patent behaviors in the preferences when choosing the services. In this way it is possible to create more specific market segments, allowing to satisfy needs and to know the customers better.
Descrição: Orientação: Mariana Cristina Melo Inácio Marques ; co-orientação: Paula Bela Rosa Luís Lopes
URI: http://hdl.handle.net/10437/10046
Aparece nas colecções:BIBLIOTECA - Dissertações de Mestrado
Mestrado em Comunicação Integrada

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RUI QUADROS_FINAL.pdfDissertação de Mestrado2.52 MBAdobe PDFVer/Abrir


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.