Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas

DSpace/Manakin Repository

Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas

Show full item record

Title: Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL: um Projeto de Investigação Baseado na Resolução de Problemas
Author: Mangas, Catarina; Freire, Carla; Santos, Olga
Abstract: O ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS é um projeto que tem como principal propósito a criação de recursos lúdico-pedagógicos acessíveis a crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, com o intuito de as sensibilizar para a diferença e, em particular, para os quatro domínios da deficiência (intelectual, motora, auditiva e visual). Este tem a particularidade de incluir, na sua equipa de trabalho, diversos elementos, não só docentes e investigadores, mas também estudantes de diferentes níveis do Ensino Superior (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas e Mestrados) que são confrontados com uma sequência de questões para as quais têm de encontrar respostas e soluções válidas. A aprendizagem e investigação baseada em problemas tornaram-se, portanto, as estratégias seguidas ao longo deste trabalho, estratégias estas que implicam uma avaliação sistemática. A avaliação de todo o processo, desde a fase de planificação à implementação, encontra-se descrita neste artigo, refletindo-se sobre as opções tomadas ao nível dos instrumentos e técnicas a aplicar. Estando este projeto em desenvolvimento, espera-se que os resultados desta avaliação permitam compreender as repercussões do projeto nos conhecimentos e atitudes dos estudantes do Ensino Superior, mas também o impacte do mesmo em turmas do Ensino Básico, que incluem crianças com e sem deficiência, e dos seus respetivos professores.The ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS is a project with the main purpose of creating educational and ludic resources that are accessible to children in Primary Schools, in order to raise awareness of the difference and, in particular, of the four disability areas (intellectual, motor, auditory and visual). This has the particularity of its work team including several members, not only teachers and researchers, but also students from different levels of Higher Education (Professional Technical Higher Education Courses, Bachelors and Masters degrees) who are confronted with a sequence of questions for which they have to find valid answers and solutions. Problem-based learning has become the strategy pursued throughout the research and student’s training, a strategy which implies a systematic evaluation of the work developed. The evaluation of the entire process, from the planning to the implementation phase, is described in this article, reflecting on the options taken at the level of the instruments and techniques to be applied. As this project is under development, it is expected that the results of this evaluation will allow the understanding of the repercussions of the project on the knowledge and attitudes of students of Higher Education, but also the impact of this project in classes of Primary Education, including children with and without disabilities, and their respective teachers.El ProLearn4ALL – Maletas Pedagógicas para TODOS, es un proyecto que tiene como principal objetivo la creación de recursos ludopedagógicos a los que puedan acceder niños del 1º Ciclo de Enseñanza Básica (6-10 años), a fin de sensibilizarlos a la diferencia y, en particular, a los cuatro dominios de la discapacidad (intelectual, motora, auditiva y visual). Este proyecto tiene la particularidad de incluir en su equipo de trabajo diversos elementos, no solo docentes e investigadores, sino también estudiantes de pertenecientes a diferentes niveles de Enseñanza Superior (Cursos Técnicos Superiores Profesionales, Licenciaturas y Másteres) que se enfrentan a una secuencia de preguntas para las que tienen que encontrar respuestas y soluciones válidas. El aprendizaje basado en problemas representa, así, la estrategia seguida a lo largo de la investigación y formación, una estrategia que implica una evaluación sistemática del trabajo realizado. La evaluación de todo el proceso, de la fase de planificación a la de implementación, se describe en este artículo, reflejándose en las opciones tomadas en lo que se refiere a los instrumentos y técnicas que deben aplicar. Considerando que este proyecto está en curso, se espera que los resultados de esta avaluación permitirán comprender las repercusiones del proyecto sobre los conocimientos y aptitudes de los estudiantes de Enseñanza Superior, así como su impacto en las clases de Enseñanza Básica, que incluyen niños con y sin discapacidad, y en sus respectivos profesores.ProLearn4ALL - Maletas Pedagógicas para TODOS est un projet dont le but principal est la création de ressources éducatives et ludiques accessibles à des enfants de l’école élémentaire, afin de les sensibiliser à la différence et en particulier aux quatre domaines de l’handicap (intellectuel, moteur, auditif et visuel). Le projet a la particularité d’inclure dans son équipe de travail plusieurs éléments, non seulement des professeurs et des chercheurs, mais également des étudiants de différents niveaux d’enseignement supérieur (enseignement supérieur technique professionnel, licence et maîtrise) confrontés à une série de questions pour lesquelles ils doivent trouver des réponses valables et des solutions. L’apprentissage par problème est ainsi devenu la stratégie suivie tout au long de la recherche et formation, ce qui implique une évaluation systématique du travail mise en place. L’évaluation de l’ensemble du processus, dès la planification à la phase de mise en oeuvre, est décrite dans cet article, ayant lieu à une réflexion sur les options prises au niveau des instruments et des techniques à appliquer. Étant donné que ce projet est en cours, on prévoit que les résultats de cette évaluation permettront de comprendre les répercussions du projet sur les connaissances et les attitudes des étudiants de l’enseignement supérieur, mais également sur l’impact de ce projet sur les classes de l’enseignement de base, y compris les enfants handicapés et non handicapés, et leurs enseignants.
URI: http://hdl.handle.net/10437/9853
Date: 2019


Files in this item

Files Size Format View
Avaliação Qualitativa do ProLearn4ALL.pdf 410.7Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account