Dimensionamento de um muro cais para os Açores

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Dimensionamento de um muro cais para os Açores

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Title: Dimensionamento de um muro cais para os Açores
Author: Machado, João Pedro Fernandes
Abstract: O objetivo desta dissertação é estudar as alterações estruturais necessárias a implementar, no projeto do novo Porto de Gibraltar, caso este fosse construído na Ilha do Pico, nos Açores, mais concretamente em São Roque do Pico. Para isso, e de forma a consolidar conhecimentos de base sobre portos, primeiro é analisado e redimensionado o muro cais do novo Porto de Gibraltar, executado pela empresa WW - Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, S.A. Posteriormente, a geometria do muro cais é implantada em São Roque do Pico e são realizadas verificações de segurança necessárias para garantir a estabilidade do mesmo. Tendo em consideração que os Açores, nomeadamente a Ilha do Pico, encontram-se numa zona de atividade sísmica superior à de Gibraltar, serão também estudadas as alterações necessárias a introduzir no muro para que este cumpra a legislação aplicável, nomeadamente os Eurocódigos Estruturais. Tanto para o redimensionamento da estrutura do Porto de Gibraltar, como para posterior implementação do mesmo em São Roque do Pico, são tidos em conta os seguintes elementos específicos de cada região: estudos de maré, ondulação, geotécnicos e topográficos.The objective of this dissertation is to study the structural alterations necessary to implement in the project of the new Port of Gibraltar, if it were built on the Island of Pico, in the Azores, more concretely in São Roque do Pico. To this end, in order to consolidate basic knowledge about ports, the project of the new Port of Gibraltar, executed by WW – Consultores de Hidráulica e Obras Marítimas, SA, is first analyzed and recalculated. Subsequently, the geometry of the structure is implanted in São Roque do Pico and safety checks are carried out to ensure its stability. Taking into account that the Azores, in particular the Pico Island, are in a zone of seismic activity superior to that of Gibraltar, will also be studied the necessary changes to be introduced in the structure so that it complies with the current legislation, namely the Structural Eurocodes . Both for the recalculations of the Port of Gibraltar structure and for its subsequent implementation in São Roque do Pico, the following specific elements of each region are taken into account: tidal, rippling, geotechnical and topographic studies
Description: Orientação: Elói João Faria Figueiredo
URI: http://hdl.handle.net/10437/9680
Date: 2019


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