Educação social e popular na educação de jovens e adultos: a atuação dos organismos internacionais

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Educação social e popular na educação de jovens e adultos: a atuação dos organismos internacionais

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Title: Educação social e popular na educação de jovens e adultos: a atuação dos organismos internacionais
Author: Zanella, Maria Nilvane; Lara, Angela; Cabrito, Belmiro
Abstract: O artigo apresenta uma problematização sobre os pressupostos da Educação Social e da Educação Popular e a aproximação dos conceitos com a Educação de Jovens e Adultos a partir da década de 1970. O texto historiciza o nascimento da Educação Social no século XVIII e a sua inserção no mundo capitalista e socialista. No estudo identificamos os pressupostos históricos que nos possibilitam afirmar: a Pedagogia Social visa à manutenção do sistema vigente, seja ele socialista ou capitalista, enquanto à Educação Popular possui em seu cerne a transformação do sistema no qual está engendrada. Procuramos demonstrar que, mesmo durante o século XX, a Educação Popular esteve vinculada aos movimentos revolucionários ocorridos na América Latina, mas os organismos internacionais de maneira ideológica e intencional relacionaram o conceito de Educação Popular ao conceito de Educação Social. Assim, o artigo conclui: a Educação Popular foi cooptada pelo Estado e pelos organismos internacionais para sustentar ideologicamente a Educação de Jovens e Adultos, tornando-se um modelo de Educação Social no qual perdeu o seu cunho revolucionário.The present study assesses the underlying preconditions of Social Education and Popular Education along with displaying its approximation with concepts regarding Youth and Adult Education from the decade of 1970. This particular article delineates the inception of Social Education back in the 18th century as well as its introduction in capitalist and socialist backgrounds. Furthermore, we have endeavoured to identify historical assumptions that enable us to state: Social Pedagogy aims at maintaining the existing system, whether it to be capitalist or socialist, whereas Popular Education has at its core remodelling its encompassed system. We have also made an effort to demonstrate that, even during the 20th century, Popular Education had a correspondence to the revolutionary movements that took place in Latin America, in spite of that, international organizations in an ideological and intentional way related the concept of Popular Education to the concept of Social Education. Under those circumstances, it concludes that Popular Education was co-opted by the State and international organizations to support ideologically Youth and Adult Education, thus, becoming a model of Social Education that has lost its revolutionary character.Cet article problématise les fondements de l´Éducation Sociale et de l´Éducation Populaire et l´ approche des concepts avec l´Éducation des Jeunes et des Adultes à partir des années 1970. Le texte historicise la naissance de l´Éducation Sociale au XVIIIe siècle et son insertion dans le monde capitaliste et socialiste. Dans le corps d´artcicle nous recherchons identifier les hypothèses historiques qui nous permettent affirmer : la Pédagogie Sociale vise à garantir du système actuel, qu´il soit socialiste ou capilatliste, tandis que l´Éducation Populaire possède à son coeur la transformation du système dans lequel est engendré. Nous cherchons à démontrer que, même pendant le XX ème siècle, l´Éducation Populaire était liée aux mouvements révolucionnaires enregistrés en Amérique Latine, mais les organismes internationaux de manière idéologique et internationale ont relié le concept de l´Éducation Populaire à la notion d´Éducation Sociale. Ainsi, l´article conclut que l´Éducation Populaire a été ccoptée par l´État et les organismes internationaux pour étayer idéologiquement l´Éducation des Jeunes et des Adultes, en devenant un modèle d´ Éducation Sociale qui a perdu son empreinte révolutionnaire.Este artículo problematiza los presupuestos de la Educación Social y la Educación Popular y la aproximación de los conceptos con la Educación de los Jóvenes y Adultos a partir de la década 1970. El texto historiciza el nacimiento de la educación social en el siglo XVIII y su inserción en el mundo capitalista y socialista. En el cuerpo del artículo buscamos identificar los presupuestos históricos que nos permiten afirmar: la Pedagogía Social busca mantener el sistema en vigor, sea socialista o capitalista, mientras que la Educación Popular tiene en su interior la transformación del sistema en el que se engendra. Intentamos demostrar que, mismo durante el siglo XX, la Educación Popular há sido vinculada a los movimientos revolucionarios que sucedieron en América Latina, pero los organismos internacionales de manera ideológica e intencional relacionaban el concepto de Educación Popular con el concepto de Educación Social. Así, la educación popular fue cooptada por las organizaciones estatales e internacionales para apoyar ideologicamente la Educación de Jóvenes y Adultos, convirtiéndose en un modelo de Educación Social que perdió su índole revolucionaria.
URI: http://hdl.handle.net/10437/9568
Date: 2018


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