O olhar do professor sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização - em Manaus

DSpace/Manakin Repository

O olhar do professor sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização - em Manaus

Show simple item record

dc.contributor.advisor Sousa, Óscar C. de, orient.
dc.contributor.author Litaiff, Gisele Cardoso
dc.date.accessioned 2018-12-03T16:26:47Z
dc.date.available 2018-12-03T16:26:47Z
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/9187
dc.description Orientação: Óscar Conceição de Sousa pt
dc.description.abstract O estudo teve como objetivo levantar as concepções e percepções dos professores de Manaus no estado do Amazonas sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. A pesquisa apresentou uma abordagem descritiva qualitativa, na qual buscou-se as respostas acerca do objeto pesquisado. A coleta de dados foi feita através de dois instrumentos: entrevista semiestruturada e observação direta dos entrevistados em sala de aula. Para tanto, foram selecionados 12 (doze) professores, sendo que apenas 11(onze) foram entrevistados e observados em sua respectiva sala de aula, respeitando seu turno e horário de trabalho. O presente estudo baseou-se em referências como: Capovilla, A. G. S.; Capovilla, F. C. (2003), Ellis, A. (1995), Moll, J. (2009), Morais, J. A. (1996), Silva, A. C. C. (2003), Sim-Sim, I. (2009), Sousa, Ó. (1999), Tardif, M. (2014), entre outros que contribuíram para o entendimento dos resultados obtidos. A pesquisa constatou que as concepções e percepções dos professores entrevistados diferem de suas práticas observadas em sala de aula, apontando a necessidade de melhor preparação e qualificação destes profissionais em relação aos alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização. pt
dc.description.abstract The purpose of this study was to raise the conceptions and perceptions of teachers in Manaus, state of Amazonas, about difficulties in the learning process in literary. The research presented a qualitative descriptive approach, in which the answers for the research object were seek. Data has been acquired by two means: semi-structured interview and direct observation in classroom. To do so, 12 (twelve) teachers have been chosen, from which only 11 (eleven) have been interviewed and observed, respecting their shift and work times. This study was based in references such as Capovilla, A. G. S.; Capovilla, F. C. (2003), Ellis, A. (1995), Moll, J. (2009), Morais, J. A. (1996), Silva, A. C. C. (2003), Sim-Sim, I. (2009), Sousa, Ó. (1999), Tardif, M. (2014), among others who contributed to understanding the results. The research lead to the conclusion that the conceptions and perceptions of interviewed teachers differ from their practices, as observed in classroom, showing that these professionals need training and qualification to deal with students who present difficulties in the learning process in literary. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject LEITURA pt
dc.subject APRENDIZAGEM pt
dc.subject ALFABETIZAÇÃO pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject READING en
dc.subject LEARNING en
dc.subject LITERACY en
dc.subject TEACHERS en
dc.title O olhar do professor sobre as dificuldades de aprendizagem no processo de alfabetização - em Manaus pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 202040895 pt


Files in this item

Files Size Format View Description
GISELE DISSERTAÇÃO FINAL.pdf 567.9Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account