Papel e percepções sobre a função de secretária executiva no espaço educacional de ensino superior : o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco

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Papel e percepções sobre a função de secretária executiva no espaço educacional de ensino superior : o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco

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dc.contributor.advisor Piteira, Margarida, orient.
dc.contributor.author Santana, Sóstenes Silva de
dc.date.accessioned 2018-06-25T17:33:59Z
dc.date.available 2018-06-25T17:33:59Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8879
dc.description Orientação: Margarida Piteira ; co-orientação: Severina Gomes Pereira pt
dc.description.abstract Falar sobre valores os sociais e sobre o papel do secretário executivo, no espaço educacional do ensino superior e da sua formação profissional, são temas muitos complexos; porém, necessários no mundo do trabalho, refletindo a singularidade e a nobreza de uma classe trabalhadora. No contexto atual, diante da era globalizada, as regras nas organizações passaram a ser a mudança comportamental e o comprometimento organizacional, para estimular e avaliar o desempenho do profissional de secretariado executivo. Buscam-se respostas desejáveis, e possíveis, às implicações no comprometimento organizacional. Nas últimas décadas, especial atenção foi dada pelos pesquisadores do comprometimento organizacional aos modelos de conceitualização, e às características e dimensões que diferenciam os padrões estabelecidos. Esta pesquisa objetiva identificar se existe um modelo a ser seguido. Na fundamentação teórica, o trabalho traz como categoria de análise os conceitos de Ribeiro (2005), Dinis e Lemoine (2005), Bastos (2001), dentre outros, que trabalham a linha das relações sociais, interpessoais, comportamento e comprometimento organizacional. Leva-se em conta o contexto cultural e profissional de secretariado executivo, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco. Foi seguida uma abordagem de investigação qualitativa, e os resultados apresentam homogeneidade no que respeita as dimensões da satisfação pessoal e interiorização dos valores, ao nível de desenvolvimento intelectual. As conclusões apresentadas no presente trabalho poderão, futuramente, contribuir para uma melhor compreensão das responsabilidades do cargo e facilitar, sobremaneira, o desenvolvimento de carreiras na estratégia das organizações. pt
dc.description.abstract Talking about social values and the role of the secretariat executive in the educational space in higher education and vocational training, many issues are complex, but necessary in the workplace because they reflect the uniqueness and nobility of a working class. In the current context, given the globalized era, the rules in organizations became the behavioral change and organizational commitment to encourage and evaluate the performance of the professional executive secretarial. We seek answers to the desirable and possible implications for organizational commitment. In recent decades, special attention is given by the researchers of organizational commitment to the models of conceptualization, the characteristics and dimensions that differentiate standards. This research aims to identify whether there is a "role model". In theoretical work as a category of analysis brings the concepts of Ribeiro (2005), Dinis and Lemoine (2005), Bastos (2001), among others working in the face of online social relationships, interpersonal behavior and organizational commitment. We take into account the cultural and professional executive secretariat of the CCSA – UFPE. Following a qualitative approach, the results show consistency regarding the personal satisfaction and the values internalization dimensions, at the level of intellectual development. The findings presented in this work may, in near future, contribute to a better understanding of job responsibilities and facilitate greatly the careers development in organizations strategy. en
dc.format application/pdf en
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess en
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA SOCIAL E ORGANIZACIONAL pt
dc.subject PSICOLOGIA pt
dc.subject PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL pt
dc.subject COMPORTAMENTO pt
dc.subject GLOBALIZAÇÃO pt
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt
dc.subject COMPROMISSO ORGANIZACIONAL pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject PSYCHOLOGY en
dc.subject ORGANIZATIONAL PSYCHOLOGY en
dc.subject BEHAVIOUR en
dc.subject GLOBALIZATION en
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.subject ORGANIZATIONAL COMMITMENT en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject BRAZIL en
dc.subject SECRETÁRIOS EXECUTIVOS pt
dc.subject EXECUTIVE SECRETARIES en
dc.title Papel e percepções sobre a função de secretária executiva no espaço educacional de ensino superior : o caso do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201486148 pt


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Sóstenes Santana_Dissertacao_MPSO_2013.pdf 1.094Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

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