Qualidade de vida e stresse na génese de transtornos de ansiedade em plantonistas da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco, Brasil

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Qualidade de vida e stresse na génese de transtornos de ansiedade em plantonistas da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco, Brasil

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Title: Qualidade de vida e stresse na génese de transtornos de ansiedade em plantonistas da Fundação de Atendimento Socioeducativo de Pernambuco, Brasil
Author: Sousa, Letícia Maria Costa de
Abstract: As condições pessoais e profissionais vivenciadas por agentes socioeducativos, que atuam na socioeducação de adolescentes sob medida de internação parece intensificar o desenvolvimento de stresse e ansiedade. Essa função vai além da segurança, são envolvidos em um cenário de constante tensão. Este estudo avaliou a participação da qualidade de vida e os níveis de stresse na génese de transtornos de ansiedade em plantonistas da FUNASE/PE, Brasil. Foram avaliados 40 agentes socioeducativos, sendo 20 diaristas e 20 plantonistas. Os sujeitos foram submetidos aos inventário de qualidade de vida (IQV), inventário de sintomas de stress em adultos de Lipp (ISSL) e o inventário de Ansiedade de Beck (BAI). Os dados foram analisados pelo teste qui-quadrado, com p<0,05, representados em tabelas contingenciais e expressos em percentuais. Este estudo constatou na avaliação da qualidade de vida que os plantonistas de ambos os gêneros apresentaram maiores percentuais de insucessos nos quadrantes relacionados à vida social, profissional e dos cuidados com a saúde. Em relação ao stresse, os plantonistas de ambos os gêneros apresentaram maiores percentuais de stresse, com predominância psicológica, situados na fase da resistência. No que se refere a ansiedade, os plantonistas de ambos os gêneros apresentaram maiores percentuais de ansiedade moderada. Todos esses resultados em comparação aos seus respectivos controles. Este estudo indica que a falta de investimento na qualidade de vida contribui para o desenvolvimento de sinais e sintomas de stresse, bem como da ansiedade. Assim requer que outros estudos possam ser desenvolvidos com perspectivas interventivas visando a ampliação do tema.Personal and professional conditions experienced by social educative agents, who work in adolescent’s social education under internment measure seems to intensify the development of stress and anxiety. This function goes beyond the security, are involved in a scenario of constant tension. This study evaluated the life’s quality participation and the stress’s levels in the genesis of anxiety disorders in duty physicians of FUNASE/PE, Brazil. 40 social educative agents, being 20 laborers and 20 duty physicians were evaluated. The individuals were subjected to the life’s quality inventory (QLI), inventory of symptoms of stress in adults Lipp (ISSL) and the Beck's Anxiety inventory (BAI). The data were analyzed by chi square test, with p < 0,05, represented in contingency tables and expressed in percentage. This study verified in the life’s quality evaluation that duty physicians of both genders had higher percentages of failures in quadrants related to the social life, professional and healthcare. Regarding the stress, duty physicians of both genders had higher stress’s percentage, with psychological predominance, located at the resistance’s stage. Regarding anxiety, duty physicians of both sexes showed higher percentages of moderate anxiety. All these results compared to their respective controls. This study indicates that a lack of investment in the quality of life contributes to development of signs and symptoms of stress and anxiety. Thus requires further studies can be developed with interventional perspectives aiming to expand the theme.
Description: Orientação : José Magalhães; co-orientação: Valdenilson Ribeiro Ribas
URI: http://hdl.handle.net/10437/8870
Date: 2014


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Letícia Maria d ... ertacao_ISLA_MPSO_2014.pdf 1013.Kb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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