CONTRIBUTO PARA A MELHORIA SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA

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CONTRIBUTO PARA A MELHORIA SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA

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Título: CONTRIBUTO PARA A MELHORIA SOCIOEDUCATIVA DA ESCOLA
Autor: Pinto da Costa, Maria Elisabete; Barandela, Teresa
Resumo: As escolas confrontam-se com a necessidade de responder de forma criativa e inteligente às mudanças sociais. Em consequência, estas recorrem a estratégias ou projetos que permitem melhorar ações, processos e resultados educativos. Nesse sentido, os Planos de Convivência, com suporte nos princípios e metodologia da mediação, constituem uma oportunidade, se não mesmo um desafio, para as escolas que assumem a convivência como uma área prioritária de intervenção. Os Planos de Convivência apresentam como principal finalidade a melhoria do clima relacional no espaço escolar, visando associar tal melhoria a uma melhor qualidade na educação. Deste modo, tais planos proporcionam às escolas um conjunto de experiências sociopedagógicas de dupla dimensão: por um lado, uma dimensão global, porquanto potenciam o envolvimento activo da comunidade escolar numa nova visão de gestão e de regulação das relações interpessoais; e, por outro lado, uma dimensão integradora, na medida em que tais planos devem-se articular, em coerência, com os demais projetos e estruturas da escola. Propõe-se a apresentar um estudo de caso, referente à implementação de um desses planos numa escola secundária, do norte do país, que congrega: aulas de convivência, jovens líderes e gabinete de mediação de conflitos.
URI: http://hdl.handle.net/10437/8434
Data: 2012


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