Cultura escolar e cultura popular : jogos e brincadeiras no ensino fundamental I

DSpace/Manakin Repository

Cultura escolar e cultura popular : jogos e brincadeiras no ensino fundamental I

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
dc.contributor.author Sosa, Kátia Egito Hernández
dc.date.accessioned 2017-10-10T12:27:14Z
dc.date.available 2017-10-10T12:27:14Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8253
dc.description Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida pt
dc.description.abstract Esta investigação tem como fio condutor estudar o lúdico na Educação Física, contextualizando em uma abordagem sociocultural, entendendo-se a brincadeira como uma construção cultural transmitida e/ou permitida em qualquer contexto social. Por isso é necessário o entendimento dos termos: brincadeira, brinquedo, cultura e lúdico. O objetivo geral voltou-se para analisar como a cultura escolar acolhe os jogos e brincadeiras populares nas aulas de Educação Física no ensino fundamental I. O aporte teórico para essa investigação elegeu as categorias: Ensino de Educação Física, Cultura da Escola e Prática de Jogos e Brincadeiras Populares.O Locus da investigação foram 5 escolas da cidade de Arcoverde cerca de 256 Km da capital Recife. pt
dc.description.abstract This research has as guideline the study of playful activities in Physical Education courses contextualized in a socio-cultural approach. Playful activities mean a cultural construction transmitted and/ or allowed in any social context. Therefore, it is necessary to understand the following terms: cultural activity, toy, culture, and playful activity. The general purpose was to analyze how the school culture receives games and popular cultural activities in the classes of Physical Education in Elementary School I. The theoretical contribution for this investigation chose the next categories: Physical Education Teaching, School Culture, Game Practices and Popular Cultural Activities. The locus of the investigation were 5 schools of the town of Arcoverde, about 300 km from the capital city of Pernambuco state, Recife. en
dc.language.iso por pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA pt
dc.subject JOGOS EDUCATIVOS pt
dc.subject JOGOS TRADICIONAIS pt
dc.subject CULTURA ORGANIZACIONAL pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject PHYSICAL EDUCATION TEACHING en
dc.subject EDUCATIONAL GAMES en
dc.subject TRADITIONAL GAMES en
dc.subject ORGANIZATIONAL CULTURE en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject BRAZIL en
dc.subject ESCOLAS pt
dc.subject SCHOOLS en
dc.title Cultura escolar e cultura popular : jogos e brincadeiras no ensino fundamental I pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201736209 pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
Kátia Egito.pdf 2.465Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta