A concepção da escola sobre o seu papel no desenvolvimento moral das crianças na educação infantil

DSpace/Manakin Repository

A concepção da escola sobre o seu papel no desenvolvimento moral das crianças na educação infantil

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
dc.contributor.author Pereira, Elizângela de Moraes
dc.date.accessioned 2017-10-09T19:38:48Z
dc.date.available 2017-10-09T19:38:48Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8252
dc.description Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida pt
dc.description.abstract Este estudo tem como questão de partida saber quais as concepções dos professores e gestores acerca do papel da escola no desenvolvimento moral das crianças na Educação Infantil? As categorias teóricas eleitas foram ética, educação infantil e cultura da escola. A investigação teve o aporte teórico metodológico da abordagem qualitativa âmbito do estudo de Caso (Yin,2001). Os instrumentos de recolha de dados foram a entrevista semiestruturada e a observação. A observação foi um instrumento fundamental para que fosse possível entender as relações de sociabilidade no cotidiano da sala de aula, para além de identificarmos como os professores lidam com os valores morais no da a dia na prática pedagógica. As categorias eleitas, cultura da escola, ética e educação infantil deram o aporte teórico à pesquisa empírica. A investigação teve como sujeitos 1 gestora, 2 educadoras de apoio de 6 professoras, que representaram o universo dos sujeitos da escola. O locus foi uma escola situada em Arcoverde, sertão de Pernambuco, Brasil, que dista cerca de 300 km da capital, Recife. Os instrumentos para análise dos dados foi a Análise de Discurso (AD). Os resultados mostram que a escola vê a família como a que deve ter responsabilidades sobre a construção destes valores. A escola não consegue ainda apreender seu papel histórico na formação do cidadão e na desconstrução de habitus (Bourdieu,2008) trazidos pelas crianças da experiência familiar, para a construção de novos habitus que ajudam na construção do aluno cidadão. pt
dc.description.abstract This study has as a starting point to know the conceptions of the teachers and managers about the school’s role in the moral development of children in Early Childhood Education. The theoretical categories chosen were: ethics, Early Childhood Education, and school culture. The research used thetheoretical and methodological scope ofa qualitative approach for its case studies (Yin, 2001). The instruments of data collection were semi-structured interview and observation. Observation was a fundamental instrument for understanding the relationship of sociability in a classroom everyday, in addition to identifying how teachers deal with moral values in daily life in their pedagogical practices. The elected categories - school culture, ethics, and Early Childhood Education - provided theoretical support to the empirical research. The investigation It had as subjects 1 manager and 2 support educators of 6 teachers, thus representing the school universe. The locus was a school located in Arcoverde, in the middle ofPernambuco outback, about 300 km far from the capital city of that state, Recife. The instrument for data analysis wasthe Discourse Analysis (DA). The results demonstrate that those schools consider the family as having responsibilities ragarding the construction of the student moral values. The schools still are not ableto encompasstheir own historical roles in the formation of citizens and in the desconstruction of habitus (Bourdieu,2008)present in children due to their familiar experience in order to build new habitus that could help the formation of a citizen student. en
dc.language.iso por pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO INFANTIL pt
dc.subject VALORES MORAIS pt
dc.subject CULTURA pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject CHILD EDUCATION en
dc.subject MORAL VALUES en
dc.subject CULTURE en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject BRAZIL en
dc.title A concepção da escola sobre o seu papel no desenvolvimento moral das crianças na educação infantil pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201736217 pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
Elisangela Pereira - tese.pdf 1.103Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta