Indisciplina escolar : contribuições da família e da gestão escolar

DSpace/Manakin Repository

Indisciplina escolar : contribuições da família e da gestão escolar

Apresentar o registro simples

dc.contributor.advisor Pires, Maria Eduarda Margarido, orient.
dc.contributor.author Siqueira, Mônica de Souza Carvalho
dc.date.accessioned 2017-10-09T19:27:49Z
dc.date.available 2017-10-09T19:27:49Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/8251
dc.description Orientação: Maria Eduarda Margarido Pires; co-orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida pt
dc.description.abstract A questão de partida desta investigação se volta para saber como a família e gestão escolar podem atuar de forma colaborativa para diminuir a indisciplina escolar? Investigar a temática da indisciplina na escola configura-se um grande desafio por que ultrapassa a esfera da instituição escolar, por se tratar de uma instituição que acolhe um público diversificado oriundo de culturas distintas. Essa população chega a escola com regras e condutas estabelecidas, com habitus (Bourdieu, 2008) distintos e o epaço escolar torna-se em campo de poder e disputa das culturas. No caso específico deste estudo, a cidade de Caraibeiras, sertão de Pernambuco, locus desta investigação, tem uma diversidade de culturas por se tratar de um pólo artesanal que recebe imigrantes durante todo o ano. As categorias teóricas eleitas para a análise da parte empírica foram indisciplina, família e gestão escolar no âmbito da cultura da escola. pt
dc.description.abstract The starting point of this research is to know how the family and school management can act collaboratively to reduce students indiscipline. Investigating the issue of indiscipline in school is a major challenge because it goes beyond the scope of the school institution, considering that the institution itself welcomes a diversifiedcommunity from different cultures. Such people come to school with inherent rules and behaviors, as well as distinct habitus (Bourdieu, 2008). Thus, the school space becomes a field of power struggle due to the dispute of cultures. In the specific case of this study, the city of Caraibeiras, in the middle ofPernambuco outback, is alocus of investigation that presents a diversity of cultures because the town is a pole of handmade products and receives immigrants throughout the year. The theoretical categories chosen for the analysis of the empirical scope were indiscipline, family and school management within the school culture. en
dc.language.iso por pt
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ÁREA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject INDISCIPLINA ESCOLAR pt
dc.subject FAMÍLIA pt
dc.subject GESTÃO ESCOLAR pt
dc.subject CULTURA pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject SCHOOL INDISCIPLINE en
dc.subject FAMILY en
dc.subject EDUCATIONAL MANAGEMENT en
dc.subject CULTURE en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject BRAZIL en
dc.title Indisciplina escolar : contribuições da família e da gestão escolar pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201736179 pt


Arquivos neste Item

Arquivos Tamanho Formato Visualizar Descrição
Monica Siqueira format2.pdf 3.283Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação de Mestrado

Este Item aparece na(s) seguinte(s) Coleção(ções)

Apresentar o registro simples

Todo o Repositório


Pesquisa Avançada

Visualizar

Minha conta