O ciclo de deming (pdca) e a metodologia freiriana aplicados em um curso de pósgraduação

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O ciclo de deming (pdca) e a metodologia freiriana aplicados em um curso de pósgraduação

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dc.contributor.advisor Sousa, Óscar Conceição de, orient.
dc.contributor.author Vasconcelos, Júlio César
dc.date.accessioned 2017-05-15T15:47:49Z
dc.date.available 2017-05-15T15:47:49Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/7879
dc.description Orientação : Óscar Conceição de Sousa pt
dc.description.abstract Este trabalho de pesquisa descreve de forma detalhada o desenvolvimento de um Sistema de Ensino-Aprendizagem Participativo, que utiliza como base o Ciclo de Deming (PDCA) e a Metodologia Freiriana em um curso de pós-graduação, com uma unidade curricular voltada para o tema Consultoria e Coach. Tem por objetivo comprovar a funcionalidade e a eficácia deste Sistema, utilizando como método de pesquisa a Observação Naturalista Participante associada à realização de Entrevistas, à Analise Documental e a outras metodologias correlatas. Os resultados do trabalho demonstram, em termos de processo, um elevado nível de eficiência relacionado à motivação e à interatividade por parte dos alunos envolvidos e, em termos de alcance de objetivos finais, um elevado padrão de eficácia relacionado ao nível de aprendizagem dos alunos e à aplicabilidade dos conceitos estudados. pt
dc.description.abstract This research work describes in detail the development of a participative teaching and learning system using the Deming Cycle (PDCA) as a basis as well as Freire’s methodology in a postgraduate course in the curricular unit - Consultancy and Coach. It aims at proving the functionality and effectiveness of this system using as research method the participant naturalistic observation associated to interviews, document analysis and other appropriate methodologies.The results of this research work show in terms of process a high level of efficiency related to motivation and interactivity by the students involved. Considering the achievement of the final objectives it shows a high standard of success related to the level of the students’ learning and the applicability of the concepts studied. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject ENSINO SUPERIOR pt
dc.subject ESTUDOS DE CASO pt
dc.subject AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS pt
dc.subject MODELOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM pt
dc.subject MODELOS DE GESTÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.subject CASE STUDIES en
dc.subject STUDENT ASSESSMENT en
dc.subject TEACHING AND LEARNING MODELS en
dc.subject MANAGEMENT MODELS en
dc.subject FREIRE, PAULO
dc.subject DEMING, EDWARD
dc.title O ciclo de deming (pdca) e a metodologia freiriana aplicados em um curso de pósgraduação pt
dc.type masterThesis en
dc.identifier.tid 201689413 pt


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dissertaçao com juri completa.pdf 1.968Mb PDF View/Open Dissertação de mestrado

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