Da formação inicial à formação continuada de professores/as : a arquitetura do desenvolvimento profissional docente

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Título: Da formação inicial à formação continuada de professores/as : a arquitetura do desenvolvimento profissional docente
Autor: Ferreira, Kátia Caroline Souza
Resumo: Buscamos, neste trabalho, investigar como os/as professores/as dos anos iniciais do Ensino Fundamental analisam sua formação continuada, e como apreendem os efeitos dessas atividades em seu desenvolvimento profissional. Optamos por uma pesquisa qualiquantitativa, que diz respeito a uma forma de se obter um entendimento mais apurado dos objetos estudados, por meio de informações estatísticas e narrativas dos sujeitos. Desse modo, não se trata de colocar em oposição a pesquisa quantitativa e a qualitativa, mas que elas possam, em suas convergências, complementarem-se mutuamente, contemplando a quantificação dos dados e a qualificação dos fatos, através de instrumentos distintos. Inicialmente, realizamos uma pesquisa bibliográfica, com o objetivo de buscar o estado do conhecimento do objeto estudado, com base em referencial teórico consubstanciado e coerente com o tema. Passamos a coletar os dados, por meio de questionários, para mapear as atividades e eventos de formação continuada realizados pelos/as professores/as, seguidos de análises e inferências. Recorremos também às entrevistas semiestruturadas, com um grupo menor de educadores/as, com o objetivo de compreender os efeitos da formação continuada no desenvolvimento profissional. Elegemos duas categorias teórico-analíticas para discussão neste trabalho: o desenvolvimento profissional docente, que apesar de tratar da mesma realidade, “educação permanente dos professores”, não é equivalente à formação continuada, está relacionado com a melhoria das condições de trabalho, da autonomia e da capacidade de ação dos/as professores/as, individual ou coletivamente, como um processo de desenvolvimento ao longo da vida, superando a fragmentação de momentos formais, tanto da formação inicial, quanto da continuada, de acordo com Garcia (1999; 2009) e Oliveira-Formosinho (2009); formação continuada, a qual é entendida como um prolongamento da formação inicial, visando o aperfeiçoamento profissional, bem como uma busca por incentivos pessoais e profissionais, para o exercício das funções que exerce na escola, como nos asseguram Libâneo (2013), Sacristán (2000), Formosinho e Machado (2009). Ampliamos o panorama teórico e conceitual sobre a formação continuada, como parte integrante do desenvolvimento profissional docente, possibilitando maior entendimento dos efeitos dessa formação continuada, na prática. Assim, produzimos esse trabalho buscando contribuir qualiquantitativamente com as discussões pedagógico-científicas desenvolvidas nas variadas instâncias que fomentam a efetivação de políticas públicas para a formação de professores/as.We seek in this paper to investigate how the teacher in the initial years of primary education analyzes their continuing education, and how to seize the effects of these activities in their professional development. We chose a qualitative and quantitative research, which relates to one way of obtaining a more accurate understanding of the studied objects by means of statistical information and narratives of the subject. Thus, it is not put as opposed to quantitative research and qualitative, but in their convergences, they complement each other, covering the quantification of data and qualification of facts, through different instruments. Initially, we conducted a literature search in order to seek the status of the studied object of knowledge, based on theoretical substantiated and consistent with the theme. Then we collect data through questionnaires, to map the activities and continuing education events held by the teachers, followed by analysis and inferences. Also we appealed to semi-structured interviews with a smaller group of teachers, in order to understand the effects of continuing education in professional development. We chose two theoretical and analytical categories for discussion in this paper: the professional development of teachers, who despite dealing with the same reality, "continuing education of teachers" is not equivalent to continuous training is related to the improvement of working conditions, autonomy and action capacity of the teachers, individually or collectively, as a process of development throughout life, overcoming the fragmentation of formal moments, both initial training, as the continued, according to Garcia (1999; 2009) and Oliveira-Formosinho (2009). Continuing education, which is seen as an extension of the initial training, aimed at professional development and a search for personal incentives and professionals to perform the duties that plays in school, ensure the Libâneo (2013), Sacristan (2000) Formosinho and Machado (2009). We expanded the theoretical and conceptual overview of continuing education, as part of teacher professional development, enabling greater understanding of the effects of continuing education in practice. So, we produce this work in order to contribute qualitative and quantitative with pedagogical and scientific discussions developed in different environments that promote effective implementation of public policies for the training of teachers.
Descrição: Orientação: Geovani de Jesus Silva ; Co-orientação: Rosa Serradas Duarte
URI: http://hdl.handle.net/10437/7613
Data: 2016


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