Divórcio, separação, parentalidade: o papel do psicólogo forense nas prevenções das rupturas parentais

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Divórcio, separação, parentalidade: o papel do psicólogo forense nas prevenções das rupturas parentais

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Title: Divórcio, separação, parentalidade: o papel do psicólogo forense nas prevenções das rupturas parentais
Author: Goldbach, Valéria Carvalho
Abstract: Esta investigação baseada numa revisão crítica da literatura trata da separação e do divórcio e de seu impacto nas questões da parentalidade, com especial enfoque para a problemática da alienação parental e para as estratégias de intervenções, que visam minimizar os efeitos negativos das rupturas parentais. Destaca-se o papel dos psicólogos forenses nas avaliações parentais, contribuindo com elementos capazes de auxiliar os magistrados a tomada de decisão. Verifica-se que as competências parentais devem ser avaliadas quanto às necessidades individuais das crianças, os déficits parentais e devem ser levantadas as competências parentais apropriadas. Outro aspecto está relacionado às capacidades parentais suficientes para assegurar a proteção, a segurança, a saúde e o bem-estar da criança/jovem, levando em conta os fatores de risco e de proteção familiar. Os programas de desenvolvimento de competências parentais devem capacitar às famílias de modo articulado, integrado e participativo para serem capazes de desempenhar as suas funções parentais, mudando o seu status de fator de risco para fator protetor.This research based on the critical literature review treats the separation and divorce and its impact on parenting questions, focusing for the parental alienation and intervention strategies, aiming minimize of the negative parental ruptures effects. It detaches the forensic psychologist role at the parental appraisals contributing with capable elements to aid the judges make decisions. It verifies the parental competences should be appraised regarding to the individual children needs, the parental deficits and should be investigated the adequate parental competencies. Other aspect is related to the parental capacities enough to guarantee the child/young protection, safety, health and well-being, considering the risk and familiar protection factors. The parental competences development programs should capacitate the families a way articulated, integrated and participative and can perform their parental functions, changing the status from risk factor for protector factor.
Description: Orientação: Valentina Chitas
URI: http://hdl.handle.net/10437/7552
Date: 2016


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