Mapeamento dos fatores de risco à saúde dos docentes de uma escola pública em Bélem do Pará, Brasil : um olhar sobre os fatores de risco psicológicos no trabalho

DSpace/Manakin Repository

Mapeamento dos fatores de risco à saúde dos docentes de uma escola pública em Bélem do Pará, Brasil : um olhar sobre os fatores de risco psicológicos no trabalho

Show full item record

Title: Mapeamento dos fatores de risco à saúde dos docentes de uma escola pública em Bélem do Pará, Brasil : um olhar sobre os fatores de risco psicológicos no trabalho
Author: Almeida, Walder Rezende de
Abstract: O estudo tem como objetivo mapear os fatores de risco psicologicos presentes no ambiente de trabalho escolar dos docentes de uma escola pública de ensino fundamental e médio, na cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil. A pesquisa abrangeu 64,3% dos docentes (35 docentes) disponíveis para a mesma. O estudo demosntra que o fator de risco psicológico que mais aparece com muita itensidade é a segurança, presente nos cinco grupos de docentes estudados, tendo atingido 100% no grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano). O grupo do ensino fundamental I (1º ao 3º ano), juntamente com o grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), são os que mais fatores de risco psicológicos apresentam com muita intensidade superior a 50%, apresentando seis fatores de risco cada, entre eles, destacamos: segurança; atenção; condições de trabalho; e responsabilidade. O grupo do ensino fundamental II da tarde (6º ao 9º ano), por sua vez, é também o grupo que apresenta a maior quantidade de fatores de risco psicológicos encontra no geral (10 fatores).The study aims to map the psychological risk factors present in the school work environment of teachers of elementary and high school public school in the city of Belém- State Pará, Country Brazil. The survey covered 64.3% of teachers (35 teachers) available to it. The study shows that psychological risk factor that appears very itensidade is security present in the five groups studied teachers, reaching 100% in the elementary school group (1st to 3rd year). The elementary school group (1 to 3 years), together with the group of elementary school afternoon II (6th to 9th grade), are the most psychological risk factors present with a lot of intensity greater than 50%, with six factors risk each, among them include: safety; attention; work conditions; and responsibility. The group of elementary school afternoon II (6th to 9th grade), in turn, is also the group that has the highest amount of psychological risk factors found in general (10 factors).
URI: http://hdl.handle.net/10437/7544
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
Dissertação_ Walder de Almeida.pdf 1.473Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account