Observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente e desenvolvimento profissional

DSpace/Manakin Repository

Observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente e desenvolvimento profissional

Show full item record

Title: Observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente e desenvolvimento profissional
Author: Xavier, Maria Ramos
Abstract: O desenvolvimento profissional de docentes impõe-se, incontornável, num momento em que as vidas dos professores se inserem em contextos de mudança social e tecnológica acelerados e reformas educativas exigentes. A observação de aulas no contexto da avaliação de desempenho docente poderá constituir-se numa oportunidade em que o desenvolvimento profissional e a construção da identidade profissional coexistam com a intenção de controlo subjacente à ADD. Pretende-se responder à questão “de que modo poderá a observação de aulas, no contexto da avaliação do desempenho docente, contribuir para o desenvolvimento profissional do professor?” Neste sentido desenhou-se uma oficina de formação em que, através da reflexão crítica sobre problemáticas como sejam a globalização, a construção da identidade profissional, dos saberes profissionais, em conjunto com a leitura dinâmica dos normativos legais, se constituiu um percurso observável de progressão para um nível superior de consciência e competência adaptativa às novas realidades e mudança. O objetivo geral deste trabalho é “potenciar o desenvolvimento profissional do professor, através da observação de aulas, no contexto da ADD”. Constatou-se que foi possível algum tipo de desenvolvimento profissional, proporcionado pelas metodologias ativas de práticas colaborativas, investigação e reflexãoação, pesquisa, auto e hétero supervisão; mas dadas as características de que o processo se reveste, perpetuam-se e cristalizam culturas de individualismo e competitividade que o sistema de progressão por quotas determina. Assim, reconhece-se no processo uma postura exclusivamente de controlo e prestação de contas, irreconciliável com a dimensão mais formativa do desenvolvimento profissional. Neste contexto também é difícil a construção de uma identidade profissional visto que a nobreza e complexidade do trabalho do professor não são reconhecidas.The professional development of teachers is imperative at a time in their lives when the social and technological contexts are rapidly changing, along with the implementation of demanding educational reforms. Class observation in the context of teacher´s evaluation performance might present an opportunity in which professional development and the construction of a professional identity coexist with the underlying intention of control present in the teacher´s performance evaluation. This dissertation aims to answer the following question “how can class observation, in the context of teacher´s performance, add to the professional development of the teacher?” Thus, a training workshop was created, in which, through critical thinking on issues such as globalization, the construction of professional identity and professional knowledge, as well as the legal norms, dynamic reading, a new path was achieved, in terms of progression to a higher level of awareness and competence adaptable to new realities and changes. The main goal of this thesis is “to enhance the professional development of teachers through class observation in the context of the teacher’s performance evaluation”. This research showed that some kind of professional development is possible, given by active methodologies such as collaborative practices, investigation and reflection-action, research and supervision (both autonomous and external) when they are applied. However, the nature of this process promotes a culture of individualism and competitiveness, enhanced by the progression system, guided by quotas. Therefore, it is recognizable in the process an attitude of control and accountability, which are not compatible with the most formative dimension of professional development. It is also difficult to build a professional identity since the nobility and complexity of teachers' work are not often recognized.
Description: Orientação : Nilza Henriques dos Santos
URI: http://hdl.handle.net/10437/7525
Date: 2014


Files in this item

Files Size Format View
Temporario.pdf 12.34Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account