O olhar psicopedagógico do professor da classe hospitalar no atendimento pedagógico-educacional

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O olhar psicopedagógico do professor da classe hospitalar no atendimento pedagógico-educacional

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Title: O olhar psicopedagógico do professor da classe hospitalar no atendimento pedagógico-educacional
Author: Lira, Anazélia Franca
Abstract: O trabalho do psicopedagogo no espaço da classe hospitalar tem várias finalidades como favorecer o desenvolvimento da aprendizagem interrompido por condições de doença, prevenir e intervir nos problemas de aprendizagem, manter o contato com a família, amigos e com a escola de origem do aluno-paciente, como também, evitar o fracasso escolar e a perda do ano letivo do mesmo. O trabalho do psicopedagogo é de fundamental importância no ambiente da classe hospitalar, por oferecer aos pacientes um atendimento diferenciado, humanizado para o desenvolvimento da escolaridade, através do processo de adaptação escolar no contexto hospitalar. Os objetivos desta pesquisa foram: identificar que práticas psicopedagógicas estão sendo desenvolvidas no contexto da classe hospitalar; fazer o levantamento das práticas pedagógicas-educacionais da classe hospitalar; investigar os efeitos da internação hospitalar no processo de aprendizagem da criança; identificar a satisfação da criança no atendimento pedagógico-educacional hospitalar no ambiente da classe hospitalar; investigar alguma dificuldade de aprendizagem a partir da perspectiva dos professores da classe hospitalar. Tratou-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. Foi utilizado um questionário sociodemográfico e entrevista em profundidade como instrumentos para a coleta de dados. Foi realizada análise do questionário sociodemográfico e a análise categorial temática das entrevistas. Os sujeitos que participaram na nossa investigação foram seis crianças, sendo quatro do sexo feminino e duas do sexo masculino, variando a idade entre seis e doze anos (M= 8,6). As patologias apresentadas foram: asma, dor abdominal, gastrite, virose, diarreia e vômito. Ainda como sujeitos, participaram três professores, dois do sexo feminino e um do sexo masculino, sendo este último também o coordenador da classe hospitalar, variando a idade entre 32 anos e 56 anos (M=45,6). Estes possuíam graduação em pedagogia e licenciatura e pós-graduação em pedagogia hospitalar e psicopedagogia. Ainda, participam de formação continuada em atendimento escolar hospitalar e domiciliar. Das entrevistas com os professores emergiram três classes temáticas, oito categorias e dez subcategorias. Da primeira classe temática, Práticas emergiram três categorias: Antecedente Pedagógico (com quatro subcategorias), Pedagógica /educacional (com quatro subcategorias) e Psicopedagógica (com duas subcategorias). Na segunda classe temática Objetivos emergiram (duas categorias) Vínculo com a educação, Continuidade do conteúdo e do currículo. Na terceira classe temática Reações das crianças surgiram (duas categorias) Satisfação com a classe, Efeitos da internação e Recusa. Das entrevistas com as crianças emergiram duas classes temáticas, duas categorias e quatro subcategorias. Na primeira classe temática, Hospitalização, apresentou uma categoria, percepção negativa (com duas subcategorias). A segunda classe temática, Classe Hospitalar, surgiu uma categoria, percepção positiva (com duas subcategorias). Verifica-se um atendimento pedagógico-educacional bem estruturado, na classe hospitalar, dentro das normas do Ministério da Educação, contudo, o serviço psicopedagógico específico para as crianças hospitalizadas na classe hospitalar, não existe. Os profissionais atuam com o olhar psicopedagógico no qual resgatam a alegria, a autoestima, a vinculação à família, à escola, aos colegas e às aprendizagens no contexto da classe hospitalar. Quanto à identificação dos problemas de aprendizagem, que é algo específico da psicopedagogia, os professores identificaram problemas, porém não existe intervenção nas crianças, com esses problemas. Faz-se necessário uma reflexão o porquê da falta deste serviço de atendimento psicopedagógico na classe hospitalar, se há profissionais especializados na área da psicopedagogia, para trabalhar os problemas de aprendizagem, ainda, a prevenção dos mesmos, evitando assim a defasagem escolar.The work of psycho-pedagogic professional in the compasses of room hospital has many ways to favor the development of learning broken by sickness conditions, prevent and interpose into the learning problems, maintain the family and school origin contact of the student-patient, as well as avoid the educational failure and the waste of school period of him. The work of psycho-pedagogic professional has a central importance into the room hospitalar environment, for offering to the patients a different treatment, humanized for the scholarity development, through the educational adaptation process into the hospitalar context. The objects of this search were: identify the psycho-pedagogic practices are developed into the hospitalar environment; make a search about the pedagogical-educational practices in the hospitalar environment; investigate the hospitalization results into the learning process of the child; identify the child satisfaction in pedagogical-educational treatment in the room hospital and its environment; investigate some learning difficult from the teachers hope of room hospital. It was about a descriptive search of qualitative approach. It was used a social-demographic questionnaire and an interview as ways of deep data collection. It was realized an analysis of the social-demographic questionnaire and the theme categorical analysis of the interviews. The subjects that took part of our study was six children , which four of female gender and two of male gender, varying in ages among six and twelve years old (M=8,6). The pathologies were exhibited: asthma, abdomen ache, gastritis, sickness caused by virus, diarrhea and vomit. Even as the subjects, three teachers took part, two off email gender and one of male gender, who the last one was the room hospital coordinator too, varying the ages from 32 and 56 years old (M=45,6). These had pedagogy graduation and post-graduation in hospital pedagogy and psycho-pedagogy. Even, they took part of educational hospital and residential treatment continue formation. From the interviews with the teacher emerged three theme rooms, eight categories and ten subcategories. From the first theme room, Practices emerged three categories: Pedagogical Antecedent (with four subcategories), Educational/Pedagogical (with for subcategories) and Psycho-pedagogical (with two subcategories). At second theme room Objectives emerged (two categories) Education entail, Content and Curriculum Continuity. At third theme room Children Reactions arised (two categories) Room Satisfaction, Hospitalization Effects and Refusal. From the interviews with the children emerged two theme rooms, two categories and four subcategories. At the first theme room Hospitalization showed a category negative perception (with two subcategories). The second theme room Hospital Room arise one category positive perception (with two subcategories). Check a well done pedagogical-educational treatment, into the hospital room, in the Education Ministry Standards, however, the specific psycho-pedagogical service for the hospital children into the hospital room, it doesn’t exist. The professionals act with a psycho-pedagogical view which rescue happiness, self-esteem, family linking, school, friends and the learns in the room hospital context. As the identify of learning problems, which is something specific in the psycho-pedagogy, the teachers identified them, but it doesn’t exist intervention in the children, with these problems. It is necessary a reflection about why the lack of this kind of psycho-pedagogical treatment and service, if there are specialized professionals in the psycho-pedagogy area, to work the learning problems, even, the prevention of them, avoiding therefore the educational discrepancy.
Description: Orientação : Otávio Machado Lopes de Mendonça ; Co-orientação: Óscar de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/7378
Date: 2015


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