Consumo de álcool, personalidade e ajustamento emocional em estudantes universitários

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Title: Consumo de álcool, personalidade e ajustamento emocional em estudantes universitários
Author: Reis, Roberta Gomes
Abstract: Este estudo centra-se na investigação de fatores que possam influenciar o consumo disfuncional de álcool por estudantes universitários. Para tal, foi analisada a associação entre traços de personalidade, padrões de consumo de álcool e ajustamento emocional. Utilizou-se uma amostra de conveniência e constituída por 200 estudantes universitários de entre os quais 93 do sexo masculino (46.5%) e 107 do sexo feminino (53.5%) com idades compreendidas entre os 17 e os 57 anos (M= 24.61; DP= 6.70). Para a recolha dos dados pretendidos foram aplicados: um questionário de dados Sociodemográficos, o Big Five Inventory (BFI; Benet- Martinez & John, 1998) para avaliar a personalidade, o Álcool Use Disorders Indentification Teste (AUDIT; Roque da Cunha, 2002) com o objetivo identificar os padrões de consumo de álcool, o Drinking Motive Questionnarie (DMQ; Stewart, Zeitlin & Samoluk; 1996) para perceber os motivos do consumo de álcool e o Brief Symptoms Inventory (BFI; Canavarro, 2002), de forma a avaliar o ajustamento emocional. Os resultados encontrados revelam a existência de uma relação significativa entre o ajustamento emocional e o padrão de consumo, o que sugere que quanto menor for o ajustamento emocional, maior será o consumo de álcool. Os motivos de coping e os afetos positivos também apresentam correlação significativa com o padrão de consumo. Palavras-This study focus on the factors that might influence dysfunctional alcohol consumption amongst college students. We analyzed the association between personality traits, patterns of alcohol consumption and emotional adjustment in a sample of convenience with 200 university students, 93 of whom were males (46.5%) and 107 were females (53.5%) with ages between 17 and 57 years (M = 24.61, SD = 6.70). For the recollection of the required data were applied: a socio-demographic data questionnaire; the Big Five Inventory (BFI; Benet-Martinez & John, 1998) to assess the personality; the Alcohol Use Disorders Indentification Test (AUDIT; Roque da Cunha, 2002) in order to identify patterns of alcohol consumption; the Drinking Motive Questionnaire (DMQ; Stewart, Zeitlin & Samoluk; 1996) to realize the motives of alcohol consumption and the Brief Symptoms Inventory (BFI; Canavarro, 2002) to assess the emotional adjustment. The results reveal the existence of a significant relation between emotional adjustment and patterns of consumption, which suggests that lower emotional adjustments are related to a larger consumption of alcohol. The coping motives and positive affects are also significantly correlated with the consumption pattern.
Description: Orientação : Joana Brites Rosa
URI: http://hdl.handle.net/10437/7211
Date: 2015


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