O papel da liderança na redução do insucesso escolar - critérios de constituição de turmas

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O papel da liderança na redução do insucesso escolar - critérios de constituição de turmas

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Title: O papel da liderança na redução do insucesso escolar - critérios de constituição de turmas
Author: Jardim, Maria Isabel Gonçalves
Abstract: Este trabalho, realizado com base numa situação concreta, pretende ser mais um momento de reflexão sobre a liderança organizacional da escola, nomeadamente a relação entre a constituição/organização das turmas e o sucesso escolar dos alunos. Acreditamos que a organização das turmas é um fator determinante para o desempenho dos alunos e que isso depende dos critérios adotados no momento em que é tomada essa decisão. Tendo em conta que a liderança escolar pode influenciar de forma significativa o desempenho e o sucesso académico dos alunos, partimos destes pressupostos para desenvolver o estudo aqui apresentado. Assim, começamos por fazer uma reflexão autobiográfica que serviu de base para a identificação e formulação do problema real, de uma escola pública portuguesa. O estudo foi realizado com alunos do 3.º Ciclo no ano letivo de 2012/2013. Os dados recolhidos permitem concluir que as turmas do turno da tarde, constituídas por alunos com situação sociocultural e económica menos favorecida, tendem a exibir uma atitude negativa em relação à escola e apresentam resultados académicos mais fracos a par de baixas expectativas de vida futura, contrastando com outros colegas das turmas da manhã, mais ou menos heterogéneas, com um rendimento académico bem mais elevado. Com base nestes dados, propomos ainda um conjunto de critérios de constituição das turmas neste nível de ensino.This work, based in a specific situation, intends to be a reflection on school leadership, focused upon the relationship between the constitution of groups of students and their school success. We believe that groups’ constitution is a determinative factor for students performance, a lot depends on decision making. Given that school leadership can influence significantly the performance and academic success of students, we break these assumptions to develop the study presented here. So, we begin to make an autobiographical reflection which grounded the identification and formulation of the specific problem addressed, based on a portuguese school. The study was conducted with basic third-cycle students currently enrolled in the academic year 2012/2013. The results of the study allowed to conclude that groups of students from less privileged socio-cultural and economic households that have classes mainly on the afternoon, tend to exhibit a negative attitude towards school therefore having weak academic performance along with low expectations for the future life, contrasting with other students having classes during the morning, who are more or less heterogeneous, with a much higher academic performance. Based on this data, we still propose a set of criteria for constituting groups of students in this level of education.
Description: Orientação: Ana Paula Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/7185
Date: 2014


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