O imagético gerador : o setor educativo museal e o desenvolvimento humano

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O imagético gerador : o setor educativo museal e o desenvolvimento humano

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Title: O imagético gerador : o setor educativo museal e o desenvolvimento humano
Author: Costa, Ana Fabiola Correia da
Abstract: Este estudo aborda a estruturação da ação educativa dentro do Museu/Espaço cultural como uma forma de tornar o mencionado ambiente em fonte de provocação, acesso e divulgação da produção cultural humana, tendo como questão norteadora: Como as atividades educacionais desenvolvidas pelos museus/espaços culturais contribuem para o desenvolvimento humano dos seus visitantes? O museu/espaço cultural, pela legislação brasileira que o rege, se propõe a ser um ambiente que disponibiliza, aos diversos tipos de público, o acesso à produção cultural para proporcionar, ao visitante, a obtenção de novos conhecimentos que estimulem o senso crítico. Neste contexto, estruturei este trabalho para ressaltar a importância dos museus/espaços culturais, voltados para o campo das artes, especificamente de arte contemporânea, como ambientes de acesso a produção artística atual que podem instrumentalizar o visitante, através da prática de ações educativas, para a apropriação de conceitos que gerem, ao mesmo, a ampliação da visão de mundo e de si, estimulando sua capacidade de interpretação do ambiente social em que vive para o desenvolvimento humano. Foi com o intuito de procurar entender melhor a percepção educativa, inserida dentro dos espaços museais, e como esta habilita para o desenvolvimento humano que construímos nosso trabalho, demonstrando por via da análise quantitativa, a partir da perspectiva da análise de conteúdo elaborada por Bardin, e da análise qualitativa que foi subsidiada por: Bourdieu & Darbel (2007), Grinspum (2000), Gouvêa, Marandino & Leal, (2002)Valente (2003), Barbosa (2008a, 2008b, 2008c, 2009 e 2011), Santos (1994), Heidegger (2010) e Benjamin (1994) e outros. Os resultados positivos obtidos, nesta pesquisa, demonstraram que a ação educativa museal/espaço cultural promovida pelos setores educativos da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e do Santander Cultural- Recife tem contribuído para fazer dos ambientes expositivos de arte, um local de acesso ao seu conteúdo de forma democrática, estruturado em bases educativas consolidadas, que geram no visitante o desejo de retorno para se apropriarem de ideias e conceitos importantes para a transformação do pensamento na habilitação do senso crítico e do desenvolvimento humano. Pelo exposto, esta investigação evidencia a relevância da pesquisa a respeito da educação no espaço cultural museal.This study is about the structuration of the educational action inside of the Museum/Cultural Space like a way to become this environment in source of the provocation, access and divulgation of the production cultural human, which has as direction the question: How the education activities developed by the museums/cultural spaces contribute for the human development of their visitors? The museum/cultural space, guided by the Brazilian legislation, proposes to be an environment to offer, for the many kid of publics, access for the cultural production, providing for the visitors news knowledge that can stimulates their critical sense. In this context, this dissertation was structured to point the importance of the museums/cultural spaces, in the art’s field – specifically the contemporary art, like an environment with access for the current artistic production, which can give instruments for the visitor, through the practice of the educational actions, to make appropriation of the concepts that generate, in the same time, the vision’s enlargement from the world and itself, to stimulate the interpretation’s capacity of the social environment that they live, resulting in the human development. It was with the aim to try to understand better the educational perception, placed inside the museums spaces, and how this gives ability to the human development, that we have built our dissertation, by the demonstration from the quantitative analysis, through the perspective of the contents’ analyzed prepared by Bardin, and of the qualitative analysis which was helped by: Bourdieu & Darbel (2007), Grinspum (2000), Gouvêa, Marandino & Leal, (2002) Valente (2003), Barbosa (2008a, 2008b, 2008c, 2009 e 2011), Santos (1994), Heidegger (2010), Benjamin (1994) and others. The positives results, in this research, show us that the museum educational action/cultural spaces promoted by the education sectors from the Joaquim Nabuco’s Fundation (Fundaj) and Santander Cultural, both in Recife, contribute to do of the arts’ expositives environments a place to access its contents in a democratic way, structured in educational bases consolidated, that provoke in the visitor the desire of return to appropriate itself of important ideas and concepts to the thought’s transformation in the qualifications of the critical sense and the human developed. For all that was showed, this investigation evidences the relevance of the research about the education in the cultural museum space.
Description: Orientação : Márcia Karina da Silva
URI: http://hdl.handle.net/10437/6910
Date: 2012


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