Leitura em ação: supervisão e aperfeiçoamento no Ensino Fundamental. Um estudo de caso

DSpace/Manakin Repository

Leitura em ação: supervisão e aperfeiçoamento no Ensino Fundamental. Um estudo de caso

Show full item record

Title: Leitura em ação: supervisão e aperfeiçoamento no Ensino Fundamental. Um estudo de caso
Author: Mosca, Vanilda de Oliveira
Abstract: Este estudo tem por objetivo averiguar de que forma é possível, através da implementação de estratégias supervisivas diferenciadas, desenvolver a competência de leitura de alunos do Ensino Fundamental, oriundos de meios socioculturais populares e marginalizados, de forma a superar o déficit de aprendizagem e promover a melhoria do seu aproveitamento escolar. Neste sentido, interessa interligar a metodologia de ensino com o desenvolvimento de habilidades mínimas de leitura, através de implementação de estratégias supervisivas diferenciadas e do treino sistemático da leitura. Na primeira parte da pesquisa evidenciamos os pressupostos teóricos relativos à leitura e, na segunda, apresentamos o estudo empírico. A fim de aprofundar e compreender uma realidade educativa específica, num contexto determinado, este estudo de caso combina fontes e recolha de dados de diferente natureza metodológica, tais como: análise documental; análise descritiva do percurso de intervenção pedagógica e um inquérito por questionário a professores. Os resultados mostram que a ação supervisiva do professor é essencial para a aprendizagem significativa dos alunos, promovendo a melhoria da competência de leitura e o aproveitamento escolar. Contudo, embora tenha havido superação de dificuldades, a nível de alfabetização, esta não foi suficiente para que um maior número de alunos avançasse para a série seguinte, visto que necessitariam de um nível mais elevado de maturidade linguística.This study aims to find out how it is possible, by implementing differentiated supervisive strategies, to develop the ability of reading elementary school students, coming from popular and marginalized socio-cultural contexts, in order to overcome learning disabilities and promote their school performance. In this regard, it is important to interconnect the teaching method with the development of reading minimum skills, by implementing different supervisive strategies and systematic training of reading. In the first part of the research weanalise the theoretical assumptions concerning the act of reading and, in the second, we present the empirical study. In order to deepen the understanding of a specific educational reality in a given context, this case study combines sources and data collection of different methodological nature, such as: document analysis; descriptive analysis of the pedagogical intervention process and a questionnaire applied to theteachers. The results show that the supervisive action of the teacher is essential for students´meaningful learning, since it promotes reading skills and academic achievement. However, although some students overcame their difficulties, in what concerns the level of literacy, this was not enough for many students, who did not move forward to the next grade, which requires a higher level of linguistic maturity.
Description: Orientação: Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10437/6899
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
Leitura em ação - Versão final 02 final FINAL.pdf 1.312Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account