O indivíduo face às dificuldades específicas de aprendizagem: consciência fonológica e leitura de palavras

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Title: O indivíduo face às dificuldades específicas de aprendizagem: consciência fonológica e leitura de palavras
Author: Sales, Maria Verónica Santana
Abstract: O estudo objetivou verificar se as habilidades consideradas no CONFIAS [Consciência Fonológica: instrumento de avaliação sequencial] e teste de Avaliação de leitura de palavras isoladas se correlacionam, permitindo afirmar que o CONFIAS prediz problemas de aprendizagem de leitura em indivíduos do 1º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa se dividiu em duas etapas: aplicação do teste de consciência fonológica e, dez meses depois, avaliação de leitura de palavras isoladas. Os dados encontrados apontam os seguintes resultados: diferenças entre os resultados nas habilidades metalinguísticas silábicas e fonêmicas, com a média estatística menor na consciência fonêmica. Insatisfatório o desempenho geral, nas habilidades consideradas no CONFIAS, o que pode predizer problemas de aprendizagem de leitura ou que as habilidades cognitivas metalinguísticas estão pouco desenvolvidas. Nos resultados obtidos na leitura de palavras isoladas, os indivíduos demonstram melhor desempenho na leitura de palavras regulares quando comparado ao desempenho na leitura de palavras irregulares e nas pseudopalavras, porém, nesta avaliação, no geral, o resultado confirma a correlação.The study aimed to determine if the skills considered in CONFIAS [Phonological Awareness: sequential evaluation instrument] and Assessment test reading of isolated words have high correlation so that the results on CONFIAS predict learning problems in reading on subjects of 1st year of elementary school. The research was divided into two stages: application of phonological awareness test, and ten months later, evaluation of reading single words. The data obtained show the following results: differences between the results in syllabic and phonemic metalinguistic skills, with the statistical average lower in phonemic awareness. Unsatisfactory overall performance, skills considered in CONFIAS, which can predict learning problems in reading or that metalinguistic cognitive skills are underdeveloped. The results obtained in reading isolated words, individuals show better performance in reading regular words compared to performance in reading irregular words and pseudowords, however, this assessment overall, the result confirms correlation.
Description: Orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6744
Date: 2015


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DISSERTAÇÃO VERÕNICA corrigido2.pdf 2.614Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

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