Aplicação lúdica e novas técnicas para a compreensão da Matemática

DSpace/Manakin Repository

Aplicação lúdica e novas técnicas para a compreensão da Matemática

Show full item record

Title: Aplicação lúdica e novas técnicas para a compreensão da Matemática
Author: Oliveira, Ednéia Siqueira de
Abstract: A Matemática está presente na vida cotidiana de todo cidadão. A criança, o adolescente, até mesmo o adulto questionam a aprendizagem da matemática que recebem dentro da escola, perdendo, assim a curiosidade, o interesse, e até o prazer de estudar. Este trabalho apresenta meios que facilitam a compreensão dos conteúdos matemáticos, bem como: conteúdos contextualizados, o uso de material concreto, as tecnologias e o lúdico. A aplicabilidade do lúdico e outros meios permitem que o aluno faça da aprendizagem um processo interessante, compreensivo e até divertido. Nesta perspectiva esse trabalho buscou através de análise bibliográfica entender as dificuldades na compreensão da Matemática. Como metodologia foi feito pré-testes e pós-testes em duas turmas para ver o grau de conhecimento dos conteúdos aplicados e o conhecimento adquirido após a realização deste trabalho. Em uma turma foi trabalhado com o livro didático, regras e exercícios, e na outra turma, foram utilizados métodos ativos, experiências, desafios, jogos, pesquisas, problemas contextualizados, uso de tecnologias, etc. Como resultante deste trabalho percebeu-se a necessidade do educador agir como intermediário do conhecimento matemático, inovar com tecnologias, jogos e desafios, o educando mostrando o prazer de estudar de forma diferente, comprometida e facilitadora na construção do conhecimento matemático.Mathematic is present in the everyday life of every citizen. The child, the adolescent, even the adult learning math question to get inside the school, thus losing the curiosity, interest, and even the pleasure of studying. This paper presents ways that facilitate understanding of mathematical content as well as contextual content , use of concrete materials, the technologies and the playful. The applicability of playfulness and other media allow students to make learning an interesting, sympathetic and even fun process. In this perspective this study sought through bibliographic analysis to understand the difficulties in understanding mathematics. The methodology pre-tests and post-tests was made in two classes to see the degree of content knowledge and applied knowledge acquired after the completion of this work. In a class was working with the didactic, rules and workbook exercises, and another group was used active methods, experiences, challenges, games, surveys, contextualized problems, use of technology, etc.. As a result of this work we realized the need for the educator to act as an intermediary of knowledge, mathematical innovate with technology, games and challenges, the student showing the pleasure of studying in a different way, committed and facilitator in the construction of mathematical knowledge.
Description: Orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6741
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View Description
16.03.15 oscar ... 4 (2) VERSÃO FINAL (1).pdf 2.148Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account