Marketing como ferramenta na gestão nas artes marciais : o caso da empresa ADFAM de Belém do Pará

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Marketing como ferramenta na gestão nas artes marciais : o caso da empresa ADFAM de Belém do Pará

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Title: Marketing como ferramenta na gestão nas artes marciais : o caso da empresa ADFAM de Belém do Pará
Author: Conde, Rafael Viégas
Abstract: A chegada dos eventos de MMA trouxe uma nova fatia do mercado para os empresários e uma nova oportunidade para as praticas marciais e empresas se apoiarem nessa modalidade, com base nestes fatores realizou-se uma pesquisa objetivando estudar a aplicabilidade de uma boa gestão assim como a utilização do marketing esportivo como apoio para o fortalecimento do nome da empresa Associação Dragon’s Fight de Artes Marciais (ADFAM), bem como demonstrar a forma como o marketing é empregado para a expansão e divulgação de sua marca. A metodologia utilizada para alcançar tais objetivos foi a realização de um estudo de caso na empresa em questão a partir de um planejamento para traçar a percepção dos alunos praticantes da modalidade Kung Fu, que por sua vez é o produto primário nessa empresa. No estudo também foi analisado como é empregado o mix de marketing esportivo na empresa e nesta arte marcial, mostrando o Kung Fu se tornou referencia pelo uso indireto dessas ferramentas em seus primórdios e marca registrada em tempos atuais, gerando reputação e receitas positivas para os profissionais que oferecem este serviço. O resultado da aplicabilidade do questionário formula resultados que se encontra entre o perfil dos alunos na faixa etária entre 14-19, 20-20 e 30-39 anos de idade, sendo um alcançe maior entre o publico correspondente a primeira faixa de idade citada, passando para o estudo da classe social ou o publico alvo da empresa, do qual se encontra clientes em grande parte na classe media e alta, não tendo na mesma, alunos de classe baixa. O quesito preço, de acordo com o resulto gráfico, se dispõe como acessível em relação as perguntas feitas para os clientes, da mesma forma que a acessibilidade do local ou a praça mais especificamente voltada para o mix do marketing (4p’s), também se mostrou com resultados elevados em sua tabela de gráfico mostrando que a empresa é bastante favorecida por sua fácil acessibilidade dos clientes. Graficos referentes aos serviços oferecidas na empresa demonstram a positividade e satisfação dos clientes em relação ao produto/serviço que lhes são oferecidos, demonstrando resultados em índices elevados (Muito uteis), quando relacionados a perguntas diretas sobre o Kung Fu e a forma de treinamento repassada para seus clientes. Da mesma forma que o alcance das promoções feitas pela empresa, trás índices elevados de satisfações pelos resultados alcançados de utilidade das propagandas focando sempre atingir seu publico alvo. No estudo também é abordado a referencia que esta arte marcial possui para que os clientes pudessem vir ate a empresa e, os resultados foram variados entre um grande referencial dessa arte marcial e outros fatores como curiosidade e indicações de amigos para treinamento que acabaram fazendo com que o cliente ficasse na empresa. Na analise também é abordada a eficiência da rede de patrocínio e como a mesma influencia direta no comportamento do cliente para que o mesmo se sinta motivado a continuar fiel a empresa tendo sempre em mente a seriedade do trabalho que a mesma exerce na sociedade, também com questões abordas sobre o diferencial da empresa e como a mesma passa segurança em seu produto para sua clientela.The arrival of the MMA events brought a new market share for business and a new opportunity for martial and business practices to support this modality, based on these factors was carried out a survey in order to study the applicability of good management as well as use of sports marketing as support for the company name of strengthening the Dragon Fight Martial Arts Association (DFMAA) and demonstrate how marketing is used for the expansion and dissemination of its brand. The methodology used to achieve these goals was conducting a study case on the company in question from a planning to map the perception of students practicing the Kung Fu system, which in turn is the primary product in this company. The study was also analyzed how the employee sports marketing mix in the company and in this martial art, showing Kung Fu became reference the indirect use of these tools in its infancy and trademark in current times, generating revenue and positive reputation for professionals. They are offering this service. The result of the applicability of the questionnaire results which is between the profile of the students as the age of 14-19, 20-20 and 30-39 years old, with a greater Range between the corresponding public the first mentioned age range, passing to the study of social class or the target audience of the company, which is customers largely in middle and upper class, not having the same, lower-class students. The item price, according to the chart result, if they have as available regarding the questions asked to the customers, just as the accessibility of the site or the square specifically geared towards the marketing mix (4p's), was also high scores on his chart table showing that the company is quite favored by its easy accessibility of customers. Graphs relating to the services offered in the company demonstrate positivity and customer satisfaction for the product / service they are offered, showing results in high levels (very useful) when related to direct questions about Kung Fu and the form of training passed for their customers. Just as the scope of the promotions made by the company, behind high levels of satisfaction for the results achieved utility of advertisements focusing always reach your target audience. This study also addressed the reference that this martial art has so customers could come up to the company and the results were varied between a reference point of this martial art and other factors like curiosity and referrals from friends to training that ultimately led her the customer to stay in business. In the analysis is also addressed the efficiency of patronage network and how it influences directly on customer behavior so that it feels motivated to continue to faithful company bearing in mind the seriousness of the work which it carries in society, also with We approach questions about the differential of the company and how it passes security in your product to their clients.
Description: Orientação : António Augusto Teixeira da Costa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6678
Date: 2015


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