A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência

DSpace/Manakin Repository

A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência

Show simple item record

dc.contributor.advisor Duarte, José Bernardino, orient.
dc.contributor.author Costa, Adelson Carneiro
dc.date.accessioned 2015-07-08T10:03:54Z
dc.date.available 2015-07-08T10:03:54Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6577
dc.description Orientação: José B. Duarte ; co-orientação: Maria Neves Gonçalves pt
dc.description.abstract Exercer a docência, na atual conjuntura da educação brasileira, é um desafio para os novos professores licenciados, sobretudo, porque o contexto indica a aparição das mais diversas Instituições de Ensino Superior, tanto Pública quanto Particular, que se propõem ofertar cursos de graduações de “qualidade” ou que sugerem a aquisição de recursos necessários para que o candidato desenvolva sua profissão com segurança. A presente investigação procura analisar as percepções dos licenciados em Letras quanto a sua formação inicial e a caracterização dos enfoques na transposição didática nos currículos dos cursos de Licenciaturas em Letras. A partir da análise dos dados composta após pesquisa realizada através de entrevistas, pode-se notar que os discursos dos entrevistados evidenciam que eles concebem que não se sentem preparados para o exercício da docência com as competências e saberes adquiridos no curso de Licenciatura em Letras de uma Instituição de Ensino Superior (IES) da Rede Particular do Nordeste brasileiro. O processo ensino-aprendizagem desses licenciados se caracteriza pelas deficiências de dispositivos apontados nas entrevistas, entre outros, a ausências de competências e saberes, contribui para a insegurança; o distanciamento da teoria e prática, e a não funcionalidade do estágio curricular na formação à docência. Mas o curso a despeito dos problemas identificados, teve, em geral, alguma aprovação dos licenciados. pt
dc.description.abstract To work as teachers in the current situation of Brazilian education is a challenge for new graduates teachers, especially because the context indicates the appearance of the various institutions of higher education, both public as private, that propose to offer graduate courses "quality "or to suggest the acquisition of resources required for the candidate to develop their profession safely. This investigation tries to analyze the perceptions of graduates in writing as their initial training and the characterization of approaches in didactic transposition in the curricula of Undergraduate courses in Literature. From the analysis of the data made after research conducted through interviews, it may be noted that the interviews show that they conceive they do not feel prepared for the teaching profession with the skills and knowledge acquired in the Bachelor's Degree in Letters a Higher Education Institution (HEI) of Northeast Private Network Dollars. Of teaching-learning process of these graduates is characterized by the shortcomings of devices indicated in interviews, among others, the absence of skills and knowledge, contributes to insecurity; the distancing of theory and practice, and not functionality internship at training to teaching. But the course despite the problems identified, had, in general, any approval of graduates. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject PROFESSORES pt
dc.subject DOCÊNCIA pt
dc.subject COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS pt
dc.subject PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM pt
dc.subject FORMAÇÃO DE PROFESSORES pt
dc.subject BRASIL pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject TEACHERS en
dc.subject TEACHING en
dc.subject PROFESSIONAL SKILLS en
dc.subject TEACHING-LEARNING PROCESS en
dc.subject TEACHERS EDUCATION en
dc.subject BRAZIL en
dc.title A concepção dos licenciados em letras acerca das competências e saberes adquiridos no curso, para o exercício da docência pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201251949


Files in this item

Files Size Format View Description
Adelson Costa - FORMATADO - final.pdf 2.401Mb PDF View/Open Dissertação de Mestrado

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account