Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentes

DSpace/Manakin Repository

Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentes

Show simple item record

dc.contributor.advisor Oliveira, João Pedro, orient.
dc.contributor.author Pereira, Marta Filomena Monteiro
dc.date.accessioned 2015-06-03T15:05:42Z
dc.date.available 2015-06-03T15:05:42Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6348
dc.description Orientação : João Pedro Oliveira pt
dc.description.abstract A Exclusão Social significa a rejeição de tudo aquilo que se encontra fora dos padrões e representações ditas normais da sociedade moderna (Xiberras, 1993) podendo, portanto, ter várias fontes e origens (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) destacando-se, neste estudo, o desvio, a delinquência e o Abandono Escolar, sobre as quais se desenvolve a intervenção juspsicológica (Poiares & Ramos, 2007) desenvolvida pelo Psicólogo Forense e da Exclusão Social. A Intervenção Juspsicológica poderá dar-se a diferentes níveis de intervenção, mas, também, de prevenção. Existe, por isso, a necessidade de implementação de programas escolares alternativos (Genovés & Latorre, 1995) que requerem dos profissionais que aí exercem as suas funções – professores e técnicos - a devida preparação profissional e pessoal. Assim, e colmatando os programas direcionados para as crianças e jovens, o presente estudo apresenta-se como uma proposta de programa complementar a esses mesmos programas, incidindo sobre os profissionais e a necessidade de desenvolvimento da sua Competência Emocional, individual e de equipa. O Programa de Intervenção Juspsicológica Caminhar para a Inclusão com Inteligência, composto por 6 módulos e 9 sessões, recorrendo ao estímulo da Inteligência Emocional, e utilizando a dramatização como técnica de «empowerment», agirá na tentativa da mudança social desejada. pt
dc.description.abstract Social Exclusion is the rejection of everything that is outside of the patterns and normalizing representations of modern society (Xiberras, 1993) it may, therefore, have various sources and origins (Costa, 1998; Costa, A. B., Baptista, I., Perista, P. & Carrilho, P., 2008) high lighting, in this study, the deviation, delinquency and School Abandonment on which is developed this juspsychological intervention (Poiares & Ramos, 2007) developed by the Forensic and Social Exclusion Psychologist. The Juspsychological Intervention can be done at different level of intervention, but also of prevention. There is, therefore, the need to implement alternative school programs that require the professionals who work there – teachers and technicians – proper professional and personal training. Thus, and complementing the programs aimed at children and young people, this study presents a proposal for a supplementary program to those programs, focusing on the professionals and the need to develop their individual and team Emotional Competence. The Juspsychological Intervention Program Caminhar para a Inclusão com Inteligência, consists of 6 modules and 9 sessions, using the stimulation of emotional intelligence, and using dramatization as an empowerment technique, will act in trying the desired social change. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM PSICOLOGIA FORENSE E EXCLUSÃO SOCIAL pt
dc.subject EXCLUSÃO SOCIAL pt
dc.subject SOCIAL EXCLUSION en
dc.subject INTERVENÇÃO JUSPSICOLÓGICA pt
dc.subject FORENSIC PSYCHOLOGICAL INTERVENTIONS en
dc.subject ABANDONO ESCOLAR pt
dc.subject DROPPING OUT en
dc.subject INTELIGÊNCIA EMOCIONAL pt
dc.subject EMOTIONAL INTELLIGENCE en
dc.subject PSICOLOGIA pt
dc.subject PSYCHOLOGY en
dc.title Caminhar para a inclusão com inteligência : programa de intervenção juspsicológica de formação da competência emocional em docentes pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201228807


Files in this item

Files Size Format View
Marta Pereira_Dissertação.pdf 1.693Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account