Definição de uma rede de recenseamento de tráfego para a rede fundamental de estradas de Angola

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Definição de uma rede de recenseamento de tráfego para a rede fundamental de estradas de Angola

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Title: Definição de uma rede de recenseamento de tráfego para a rede fundamental de estradas de Angola
Author: D'Abril, Thayane dos Santos Molares
Abstract: As empresas atuam atualmente num mundo globalizado, onde a competitividade é cada vez maior e onde todos os aspetos podem ser diferenciadores e criadores de valor no âmbito da sua atividade. A responsabilidade social e a sustentabilidade são temas que se encontram cada vez mais nas agendas tanto das empresas de maior dimensão, como em empresas de dimensão mais pequena. Cada vez mais se entende que a adoção deste tipo de práticas é, desde logo, um aspeto diferenciador e valorizador da imagem da empresa, como pode também ser um aspeto encarado como estratégico, uma vez que a adoção deste tipo de práticas tem mostrado ser capaz de tornar as empresas mais eficientes, melhorando a médio e longo prazo os resultados operacionais. Uma vez que Angola está em grande desenvolvimento importa entender se as empresas que atuam no país desenvolvem preocupações a nível da sustentabilidade e da responsabilidade social, de forma a maximizarem os impactos positivos e diminuírem os impactos negativos que a sua atividade possa ter na região em que atuam. Deste modo, foi realizado um estudo de caso junto de uma empresa do setor petrolífero, relevante para a economia angolana, de forma a percecionar se possui uma política de sustentabilidade e responsabilidade social. Os resultados obtidos mostram que a empresa estudada ainda não possui práticas de responsabilidade social e sustentabilidade eficazes. Neste sentido, é fundamental investir na consciencialização e formação, uma vez que se verifica ainda uma certa falta de informação sobre a valorização desta temática.Nowadays, the companies operate in an increasingly globalized world, where competitiveness is increasing and where all aspects can be differentiated and value creators in their activity. Social responsibility and sustainability are issues that are increasing on the agendas of both larger companies, as smaller sized companies. There´s a greater understanding that the adoption of such practices is, sooner, an appearance differentiator and an exploiter of the company’s image, as can also be seen as strategic aspect, since the adoption of such practices have been shown to be able to make companies more efficient, improving the medium and long-term operating results. This study analyses how the companies in Angola face social responsibility and sustainability. Because we believe that Angola is a country undergoing rapid growth it´s important to understand whether companies operating in the country are developing concerns about the sustainability and social responsibility, in order to maximize the positive impacts and reduce negative impacts that their activities may have on the region in which they operate. Thus, a case study was conducted among a company in the oil sector, relevant to the Angolan economy, in order to perceive if it has a policy of sustainability and social responsibility. The results showed that the studied company still don´t have effective social responsibility and sustainability practices. In this context, it is essential to invest in awareness and training, since there is still a certain lack of information about valorization of this subject-matter.
Description: Orientação: João Paulo Lourenço Cardoso ; co-orientação: Carlos Pedro Pinto de Almeida Roque
URI: http://hdl.handle.net/10437/6337
Date: 2015


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