A motivação de alunos de agronomia : uma visão a partir da teoria da autodeterminação

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A motivação de alunos de agronomia : uma visão a partir da teoria da autodeterminação

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Title: A motivação de alunos de agronomia : uma visão a partir da teoria da autodeterminação
Author: Lima, George Brandão de
Abstract: A presente dissertação tem como objetivo conhecer a motivação dos estudantes do curso de Agronomia do Centro de Ciências Agrária de Areia-PB, a partir da Teoria da Autodeterminção. Identificamos o perfil motivacional de 144 estudantes dos quatro primeiros períodos do curso de Agronomia da Instituição pesquisada. Também fizemos o estudo do relacionamento dos tipos motivacionais dos alunos com as variáveis de caracterização pessoal levantadas. A identificação dos estilos regulatórios dos universitários foi feita usando um questionário com perguntas relativas aos tipos de desmotivação, regulação externa por freqüência às aulas, regulação externa por recompensas sociais, regulação introjetada, regulação identificada, regulação integrada e motivação intrínseca. Usamos a versão brasileira da Escala de Motivação Acadêmica, criada originalmente por Vallerand (1989) e adaptada por Guimarâes e Bzuneck (2008), tendo como referencial a Teoria da Autoderminação, medindo os tipos motivacionais dos estudantes. A Regulação Integrada, seguida da Motivação Intrínseca, teve a maior média das afirmativas. Ambas constituem os tipos mais autônomos de motivação, as quais foram atribuídas as maiores notas pelos entrevistados. Isto significa que os resultados indicam uma tendência mais acentuada para a regulação autônoma dos indivíduos participantes da pesquisa. A Regulação integrada possui uma internalização e integração completa dos regulamentos externos, passando a fazer parte do seu self com concordância com outros valores pessoais, ao passo que a Motivação Intrínseca relaciona-se a um comportamento intencional gerando satisfação pela própria ação, não sendo necessário reguladores externos. Com relação aos fatores de motivação em função do gênero, os fatores mais valorizados em ambos os sexos são os de motivação intrínseca e regulação integrada. A análise dos fatores de motivação em função da formação dos sujeitos, se oriundos de escola pública ou privada, revelou que os de escola pública apresentaram maiores valores aos fatores de regulação integrada e regulação extrínseca, Os indivíduos que apresentaram pais com nível de escolaridade básica, média e superior valorizaram mais os fatores de regulação integrada e motivação intrínseca, igualmente ocorrendo com relação à escolaridade das mães.The present research has as an objective to understand the students’ motivation from the Agronomy Course of the Centre of Agrarian Sciences of Areia - PB, by the Self-Determination Theory. It was identified the motivational profile of 144 students from the four first periods of the Agronomy course of the institution previously mentioned. It was also done a study of the motivational relationship types of the students and their personal characteristic raised. The identification of the regulatory graduates styles was made using a questionnaire with questions relating the types of motivation, External Regulation of frequency classes, External Regulation by social rewards, Introjected Regulation, Identified Regulation, Integrated regulation and Intrinsic Motivation. It was used the Brazilian version of the Academic Motivation Scale, created originally by Vallerand (1989) and adapted by Guimarães and Bzuneck (2008), taking as reference the Self-Determination Theory, measuring the motivational types of students. The Integrated Regulation, followed by Intrinsic Motivation, had the highest affirmative average. Both are the more autonomous types of motivation, which were awarded top marks by the respondents. This means that the results indicate a greater likelihood for the Independent Regulation of the participating characters of this research. The Integrated Regulation has an internalization and complete integration of External Regulations, becoming part of yourself with personal agreement and other values, while the Intrinsic Motivation relates to generating an intentional behavior of satisfaction with the action itself, it is not necessary an external regulatory. In the relation of the motivating factors by gender, the most valued factors in both sexes are the Intrinsic Motivation and Integrated Regulation. The analysis of the motivating factors due to the formation of the characters, if from a public school or private, revealed that the students from public school had higher to an Integrated Regulatory Factors and Extrinsic Regulation. The individuals who had parents with basic education level, middle and upper valued more the Integrated Regulatory Factors and Intrinsic Motivation, also taking place with the regarding education mothers.
Description: Orientação: Óscar Conceição de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6323
Date: 2014


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