Um estudo sobre o processo de formação docente : a construção de um professor reflexivo no contexto da educação infantil

DSpace/Manakin Repository

Um estudo sobre o processo de formação docente : a construção de um professor reflexivo no contexto da educação infantil

Show full item record

Title: Um estudo sobre o processo de formação docente : a construção de um professor reflexivo no contexto da educação infantil
Author: Luttring, Luzirene Farias de Albuquerque
Abstract: Pode-se observar que o processo de formação docente encontra-se num momento especial de evolução, uma vez que o contexto da pós-modernidade sugere a convergência de diversas áreas do conhecimento humano para se promover resultados positivos, que causem mudanças significativas na Educação. Em reforço a esse cenário, os desafios estão cada vez mais complexos, através de aspectos que vão desde o mal preparo do professor e deficiência do aluno, passando por uma generalizada desmotivação discente, até questões relacionadas com conteúdos e instrumentos metodológicos. Essa realidade revela uma extrema necessidade de se rever o perfil do docente, no sentido de impor uma transformação capaz de tornar o professor não apenas num ótimo tecnicista, mas principalmente num profissional de conduta altamente reflexiva. Isso significa construir uma nova identidade docente, a partir das novas exigências das cenas e cenários que representam o processo de evolução humana na concepção atual da Sociedade Brasileira. Diante do exposto, esta Dissertação de Mestrado (Um Estudo sobre o Processo de Formação Docente: A Construção de Um Professor Reflexivo no Contexto da Educação Infantil) investe em discutir o perfil docente que contemple a realidade e o momento evolutivo da Educação. O universo do estudo é o corpo docente da Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Professor Josué Gomes da Silveira, localizada na cidade de Alagoa Grande, estado da Paraíba. O estudo será desenvolvido na Educação Infantil. O instrumento metodológico usado para colher os dados é um questionário aplicado às professoras da escola supracitada. Os dados levantados irão viabilizar duas análises: uma avaliação qualitativa e uma avaliação numérica sobre as docentes entrevistadas, com relação ao contexto que relaciona o perfil tradicional do docente com o perfil do professor reflexivo.Can observe that the process of teacher training is a special moment of the evolution, once the context of postmodernity suggests convergence in various areas of human knowledge to promote positive results, causing significantly changes in education. Reinforcing this scenario, the challenges are increasingly complex, through aspects ranging from the preparation of the evil teacher and the student's disability, undergoing a widespread student motivation primarily to issues related to content and methodological tools. This reality reveals a dire need to review the profile of the teaching, to impose a transformation capable of to do the teacher not only a great technicality, but especially in professional conduct highly reflective. That means building a new teacher identity, from the new requirements of scenes and scenarios that represent the process of human evolution in the design of the current Brazilian Society. Given the above, this Master's Dissertation with Title A Study on the Process of Teacher Training: The Making of A Reflective Teacher in the Context of Early Childhood Education, invests in discussing the teaching profile that addresses the reality and the changing moment of Education. The universe of the study is the faculty of the School of Municipal Elementary Education Teacher Josué Gomes da Silveira, located in the city Alagoa Grande, State of Paraiba. The study will be developed in early childhood education. The methodological tool used to collect the data is a questionnaire application the teachers of the school above. The data collected will enable two analyzes: a qualitative and a numerical evaluation of the teachers interviewed, regarding context that relates the traditional profile of the teacher with the profile seen in this study as the ideal: the profile of the reflective teacher.
Description: Orientação: Stella Maria Lima Gaspar de Oliveira ; co-orientação: Óscar C. de Sousa
URI: http://hdl.handle.net/10437/6297
Date: 2015


Files in this item

Files Size Format View
DISSERTACAO_LUZ ... ERQUE LUTTRING (final).pdf 1.142Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account