Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania

DSpace/Manakin Repository

Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania

Show simple item record

dc.contributor.author Silva, Lauricéa Francisco da
dc.date.accessioned 2015-04-27T15:11:19Z
dc.date.available 2015-04-27T15:11:19Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6275
dc.description Orientação : Maria de Nazaré Castro Trigo Coimbra pt
dc.description.abstract Atualmente, a aprendizagem da leitura e escrita é considerada fundamental, para integração do indivíduo na sociedade. O presente estudo tem como objetivo relacionar as concepções dos professores e alunos, sobre a importância da leitura e escrita, para o exercício da cidadania, com a concretização de atividades de ensino e aprendizagem que valorizem a função social da linguagem, em sala de aula, no Ensino Fundamental II, no município de Pedras de Fogo- PB. Utilizando uma abordagem qualitativa, os docentes foram consultados por meio de entrevista estruturada, de forma a investigarmos as concepções dos professores sobre o ensino-aprendizagem da leitura e escrita, numa perspectiva de educação para a cidadania. Por sua vez, foi ainda aplicado um inquérito por questionário, a alunos do Ensino Fundamental ll fase, possibilitando o cruzamento com as opiniões dos docentes, assim como uma análise comparativa dos resultados obtidos, em ambos os instrumentos de recolha de dados Os resultados mostram que os alunos e professores convergem no mesmo entendimento. É visível a importância conferida à motivação, tanto em sala de aula, quanto em ambiente familiar, pois influencia as atividades de leitura e escrita. Além disso, os professores reforçam o trabalho colaborativo entre docentes de todas as disciplinas e áreas curriculares, no que concerne o aperfeiçoamento de competências comunicativas. Uma última vertente, previamente referenciada, tem a ver com a colaboração entre a escola e família, porquanto ambas são instituições percepcionadas como responsáveis pela promoção dessas competências comunicativas, fundamentais para aperfeiçoar a cidadania, transformando os estudantes em cidadãos informados e ativos. pt
dc.description.abstract Currently, learning to read and write is considered essential for integration of the individual in society. This study aims to relate the views of teachers and students, relating the importance of reading and writing, to the exercise of citizenship, with the implementation of teaching and learning activities that enhance the social function of language in classroom, in a Secondary School, in Pedras de Fogo town. Using a qualitative approach, the teachers were consulted through a structured interview, in order to investigate teachers´ views about teaching and learning how to read and write, in an education for citizenship. In turn, it was also applied a questionnaire to elementary school students of ll phase, allowing the crossing with teachers ‘opinions, as well as a comparative analysis of the results, obtained in both instruments used to collect data. The results show that students and teachers converge on the same understanding. It is visible the importance given to motivation, both in the classroom and in households, since it influences reading and writing activities. Moreover, teachers reinforce the collaborative work between teachers of all disciplines and subject areas, regarding the improvement of communication skills. One last aspect, previously referenced, has to do with the cooperation between school and family, as both are perceived as institutions responsible for promoting these communicative skills, which are essential to enhance citizenship, by turning students into informed and active citizens. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject LEITURA pt
dc.subject READING en
dc.subject ESCRITA pt
dc.subject WRITING en
dc.subject APRENDIZAGEM pt
dc.subject LEARNING en
dc.subject ENSINO pt
dc.subject TEACHING en
dc.subject CIDADANIA pt
dc.subject CITIZENSHIP en
dc.title Leitura e escrita : lendo o (in)visível e escrevivendo a cidadania pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201252511


Files in this item

Files Size Format View
LAURICEA FRANCISCO DA SILVA Final.pdf 1.498Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account