As concepções dos professores acerca da didática na prática docente

DSpace/Manakin Repository

As concepções dos professores acerca da didática na prática docente

Show simple item record

dc.contributor.advisor Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de, orient.
dc.contributor.author Gomes, Maria Gislene Tenório
dc.date.accessioned 2015-03-13T13:58:17Z
dc.date.available 2015-03-13T13:58:17Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://hdl.handle.net/10437/6146
dc.description Orientação: Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida pt
dc.description.abstract Este trabalho analisa as concepções dos professores acerca da relevância da disciplina didática junto aos conteúdos específicos de cada área do conhecimento para o exercício da docência superior.Neste estudo a metodologia utilizada privilegiou a abordagem quantitativa e qualitativa com a utilização de entrevista semi- estruturada e questionário, envolvendo cinco docentes de uma instituição pública e cinco docentes de uma instituição privada e noventa e sete alunos do curso de pedagogia, sessenta e sete de instituição particular e trinta de instituição pública. A investigação teve como teóricos: Alarcão(2011,2002), Cunha (1989,1998,2004), Libâneo (1999,2005), Luckesi (1996), Masetto (2003,2005) entre outros. Os resultados apontam para a relevância do papel da didática na prática docente, sendo percebido pelo inquérito junto aos alunos e também ressaltado no discurso dos professores. pt
dc.description.abstract This study analyzes the concepts of teachers about the importance of teaching courses with the specific content of each area of knowledge for the exercise of college teaching. In this research the methodology favored the quantitative and qualitative approach from the use of semi-structured interview and survey questionnaire, involving five teachers of a public institution and five teachers of a private institution, and also ninety-seven students of pedagogy. Among them, sixty-seven were from a private institution and thirty from a public institution. The investigation studied theoreticians such as: Alarcão (2011, 2002), Cunha (1989, 1998, 2004), Libâneo (1999, 2005), Luckesi (1996), Masetto (2003, 2005) among others. The results point to the importance of teaching courses in teaching practices from the analysis of the survey answered by the students and also highlighted in the discourse of teachers. en
dc.format application/pdf
dc.language.iso por pt
dc.rights openAccess
dc.subject MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCAÇÃO pt
dc.subject EDUCATION en
dc.subject DIDÁTICA pt
dc.subject DIDACTICS en
dc.subject ENSINO SUPERIOR PT
dc.subject HIGHER EDUCATION en
dc.subject PRÁTICAS EDUCATIVAS pt
dc.subject EDUCATIONAL PRACTICES en
dc.subject DOCÊNCIA pt
dc.subject TEACHING en
dc.title As concepções dos professores acerca da didática na prática docente pt
dc.type masterThesis pt
dc.identifier.tid 201252740


Files in this item

Files Size Format View
Gislene_Gomes 20 jan word.pdf 1.378Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account