A educação conta? : ensino profissional e estratégias de mobilidade social em jovens das cidades de Barcelona e Lisboa um estudo comparado

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A educação conta? : ensino profissional e estratégias de mobilidade social em jovens das cidades de Barcelona e Lisboa um estudo comparado

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Title: A educação conta? : ensino profissional e estratégias de mobilidade social em jovens das cidades de Barcelona e Lisboa um estudo comparado
Author: Silva, Carla Sofia Rocha da
Abstract: Esta investigação sustenta-se num problema chave. O ensino profissional é usado pelos jovens, em Barcelona e Lisboa, como meio de estratégia de mobilidade social? Como é representado, social e culturalmente, o ensino profissional de jovens em Barcelona e em Lisboa? A partir deste problema chave pretendemos pesquisar sobre as trajetórias dos alunos neste ensino, saber quem são, quais as suas expectativas perante a formação que recebem e de que forma as escolas de cada país produzem e reproduzem o ensino profissional. Procuramos explicar que diferentes campos sociais e culturais de uma determinada população são usados simbolicamente como forma de estratégia, para adquirir ou manter, capitais sociais e económicos diferentes. Situando-se a pesquisa num contexto de crise económica local, nacional e europeia, da sua influência no mundo do trabalho e do acesso ao primeiro emprego, procuramos determinar as expectativas destes jovens perante um futuro que se augura confuso, numa sociedade que todos os dias parece mudar. O próprio sistema escolar promove as diferenças de classes e, dessa forma, legitima a escolha de um tipo de ensino, condicionando o destino dos jovens, vinculando-os com um habitus, criado não só pela escola, mas também pelo capital social familiar. Neste sentido, torna-se inteiramente pertinente, quer do ponto de vista teórico e empírico, quer do ponto de vista prático, avaliar os efeitos do ensino profissional ao nível da noção de trabalho e educação. Esta investigação tem também por objetivo contribuir para o conhecimento da noção de trabalho, por parte desses jovens e da sua relação com o ensino profissional, discutindo as teorias de reprodução cultural a partir das relações que se estabelecem nesta via de ensino, entre o capital cultural recebido e o capital cultural adquirido. A nossa estratégia de implementação da metodologia foi por sequência explanatória, sendo usada uma estrutura mista de métodos, permitindo realizar uma análise multivariada, que apresenta quatro estudos que permitiram contribuir para o conhecimento da relação dos valores educativos e valores de vida entre os jovens das duas amostras. A análise efetuada permitiu expor diferentes arquétipos e representações sociais e culturais sobre este tipo de ensino, realçando a distinção do valor dado ao trabalho e educação nas duas cidades estudas.This research argues in a key problem. Vocational education is used by young people in Barcelona and Lisbon, as means of social mobility strategy? How is represented socially and culturally, vocational education of young people in Barcelona and Lisbon? Based on this problem we intend to research the history of the students, know who they are, what their expectations before the training they receive and how schools reproduce, in each country, the vocational education. We argue that different social and cultural fields in a given population are used symbolically as a way of strategy to acquire or maintain different social and economic capital. Being situated the research in the context of local, national and European in economic crisis, its influence on the world of labour and access to first job, we tried to determine the expectations of these young people facing a future that foretells confused, in a society that everyday seems to change. The school system itself promotes class distinctions and thereby legitimizes the choice of a type of education, affecting the destiny of young people, binding them to a habitus, created not only by the school but also by social and family capital. In this sense, it is entirely appropriate, both from a theoretical and empirical perspective, both from a practical standpoint, evaluating the effects of vocational education at the level of the concept of work and education. This investigation also aims to contribute to the knowledge of the concept of work by these young people and their relationship with vocational education, discussing the theories of cultural reproduction from the relationships that are established in this way of education between the cultural capital received and the cultural capital acquired. Our strategy for implementing the methodology was by explanatory sequence, wich is being used as a mixed structure of methods, permitting conduct a multivariate analysis, which presents four studies that allowed to contribute to the knowledge of the relationship of educational values and life values among the youth of the two samples. The analysis has allowed exposing different archetypes, social and cultural representations of this type of education by highlighting the distinction of the value placed on work and education in both cities studied.
Description: Orientação : António Teodoro ; co-orientação : Ana Benavente
URI: http://hdl.handle.net/10437/6119
Date: 2014


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